Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação dos parâmetros metabólicos e inflamatórios pelo extrato hidroalcoólico das cascas de Musa cavendishii na obesidade induzida por dieta hiperlipídica

Processo: 17/12843-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2018 - 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Thais Martins de Lima Salgado
Beneficiário:Thais Martins de Lima Salgado
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Heraldo Possolo de Souza ; Iracelle Carvalho Abreu
Assunto(s):Síndrome metabólica  Endocrinologia  Dieta hiperlipídica 

Resumo

A obesidade está ligada ao desenvolvimento de doenças associadas a alterações do metabolismo lipídico como diabetes, dislipidemias e doenças cardiovasculares. O excesso de lipídios estimula a inflamação, sendo esta responsável por alterações na sinalização da insulina. A pesquisa por novas fontes de tratamento para prevenção da hiperglicemia e suas complicações vem se intensificando no mundo todo, inclusive com o isolamento de metabólitos secundários ativos presentes em plantas medicinais. Esses vegetais representam uma importante fonte alternativa farmacológica por apresentar uma variedade de estruturas químicas e mecanismos de ação com potencial em atingir vários alvos no organismo, favorecendo a utilização de doses menores e por consequência, menores riscos de efeitos colaterais. Estudos realizados no Laboratório de Pesquisa e Pós-graduação em Farmacologia de Produtos Naturais da Universidade Federal do Maranhão mostraram a eficiência do extrato de Musa cavendishii (EHB) em evitar a elevação da glicemia e de lipídeos em modelo de síndrome metabólica. No entanto, os mecanismos envolvidos ainda não foram elucidados. Diante do potencial do extrato EHB em atuar nas vias do metabolismo glicêmico e lipídico e em virtude do desconhecimento dos mecanismos celulares e moleculares pelos quais o EHB atua, nos propomos neste projeto a investigar o efeito da administração do EHB sobre as vias de sinalização envolvidas no metabolismo glicêmico e lipídico em tecidos relevantes (músculo esquelético, fígado e tecido adiposo) de animais obesos por ingestão de dieta hiperlipídica. Além disso, devido ao conhecido caráter inflamatório da síndrome metabólica (SM), avaliaremos se os efeitos do EHB se devem a modulação de marcadores inflamatórios em diferentes tecidos. Deste modo, este projeto se propoe a contribuir para o entendimento dos efeitos da formulaçao oral com o extrato hidroalcoolico da casca verde de Musa cavendishii para favorecer o desenvolvimento de fitoterapicos como alternativa ao tratamento da SM, em decorrência das limitaçoes das terapias ja existentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROSO, WERMERSON ASSUNCAO; ABREU, IRACELLE CARVALHO; RIBEIRO, LARISSA SOUSA; DA ROCHA, CLAUDIA QUINTINO; DE SOUZA, HERALDO POSSOLO; DE LIMA, THAIS MARTINS. Chemical composition and cytotoxic screening of Musa cavendish green peels extract: Antiproliferative activity by activation of different cellular death types. TOXICOLOGY IN VITRO, v. 59, p. 179-186, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.