Busca avançada
Ano de início
Entree

Integração de análises cromossômicas e genômicas para o estudo evolutivo e funcional de DNAs satélites em Astyanax (Teleostei, Characiformes)

Processo: 18/03365-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2018 - 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Fábio Porto-Foresti
Beneficiário:Fábio Porto-Foresti
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Pesq. associados:Duílio Mazzoni Zerbinato de Andrade Silva ; Fausto Foresti ; Ricardo Utsunomia ; Sandro Natal Daniel
Assunto(s):Cromossomos B  Astyanax 

Resumo

O genoma dos organismos eucariotos estão repletos de sequências de DNA repetitivos. Dentre eles, os DNAs satélites (satDNAs) constituem sequências únicas repetidas em tandem várias vezes. Por muito tempo os satDNA foram considerados como DNA lixo; no entanto, a transcrição deste tipo de sequência em diferentes organismos aponta para possíveis funções estabelecidas. Historicamente, técnicas distintas foram utilizadas para a caracterização de satDNAs, mas apenas com o advento de tecnologias de Sequenciamento de Nova Geração (NGS) e ferramentas bioinformáticas, foi possível realizar estudos que permitiram a caracterização de coleções inteiras de satDNAs (satelitomas) nos mais diversos organismos a um custo relativamente baixo. Recentemente, o primeiro satelitoma de peixes foi divulgado para a espécie Astyanax paranae e revelou uma quantidade significativa deste tipo de sequência no genoma deste organismo, incluindo várias famílias alocadas exclusivamente no cromossomo B desta espécie. Estes dados geraram novos questionamentos sobre este tipo de sequência, os quais pretende-se investigar com o presente projeto. Assim, os objetivos deste estudo envolvem o aprofundamento do conhecimento estrutural de DNAs satélites em A. paranae utilizando reads longos; uma investigação inicial sobre a funcionalidade destes satDNAs nesta espécie; e a melhor compreensão sobre a manutenção da biblioteca de DNAs satélites em Characidae e sua expansão/retração diferencial em espécies distintas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALEGARI, RODRIGO MILAN; MIRA RODRIGUES, PEDRO HENRIQUE; DOS SANTOS, RODRIGO ZENI; FORESTI, FAUSTO; UTSUNOMIA, RICARDO; PORTO-FORESTI, FABIO. The complete mitochondrial genome sequences of five Otophysi species (Vertebrata, Teleostei). MITOCHONDRIAL DNA PART B-RESOURCES, v. 4, n. 2, p. 4198-4199, JUL 3 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.