Busca avançada
Ano de início
Entree

Dermatófitos e Dermatofitoses: formação de biofilme e desenvolvimento de estratégias de controle.

Resumo

A formação de biofilmes pelos microrganismos e os danos causados à saúde vêm ganhando destaque nos últimos anos por se tratarem de comunidades resistentes aos antimicrobianos, à resposta imune e às condições adversas do ambiente. A descrição de fungos filamentosos, em especial os dermatófitos como capazes de sobreviver em comunidades é recente, preocupante e pode estar relacionada ao longo tempo de tratamento, à resistência a alguns antifúngicos e às recidivas comuns a esse tipo de micose, particularmente no caso das onicomicoses. As dermatofitoses são as micoses mundialmente mais comuns, atingindo aproximadamente 20 a 25% da população, independente de sexo, raça, cor e idade. A patogênese dessas micoses ainda não foi completamente desvendada e o conhecimento do envolvimento dos biofilmes no mecanismo de patogenia é incipiente. A maioria dos agentes antifúngicos usados para o tratamento da dermatofitose, pertence à classe dos azóis e das alilaminas e há relatos que os dermatófitos estão apresentando resistência à maioria dos fármacos comerciais, além da considerável toxicidade. Por outro lado, deve-se ressaltar a importância da busca por novas moléculas e métodos eficazes contra os biofilmes microbianos com toxicidade reduzida, uma vez que são requeridas concentrações mais elevadas que consigam atingir os mecanismos de resistência e novos alvos de ação. Esse projeto propõe estudar os mecanismos moleculares envolvidos na formação de biofilme, além de avaliar o potencial de novos fármacos e da terapia fotodinâmica contra essas comunidades. Pretende-se identificar possíveis genes diferencialmente expressos na fase inicial do desenvolvimento e na maturação das comunidades, comparando as diferenças na expressão gênica pós-infecção. Adicionalmente, desenvolver protótipos contra estes fungos nas formas planctônica e de biofilme a partir de derivados do ácido protocatecuico e de chalconas na forma isolada e nanoestruturada, bem como o uso de terapia fotodinâmica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, LETICIA MORAIS; COSTA-ORLANDI, CAROLINE BARCELOS; BILA, NIURA MADALENA; VASO, CAROLINA ORLANDO; GONCALVES, LARISSA NAIARA CARVALHO; FUSCO-ALMEIDA, ANA MARISA; MENDES-GIANNINI, MARIA JOSE SOARES. A Two-Way Road: Antagonistic Interaction Between Dual-Species Biofilms Formed byCandida albicans/Candida parapsilosisandTrichophyton rubrum. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 11, SEP 4 2020. Citações Web of Science: 0.
COSTA-ORLANDI, CAROLINE BARCELOS; SERAFIM-PINTO, ALINE; DA SILVA, PATRICIA BENTO; BILA, NIURA MADALENA; DE CARVALHO BONATTI, JEAN LUCAS; SCOTZONI, LILIANA; SINGULANI, JUNYA DE LACORTE; DOS SANTOS, CLAUDIA TAVARES; NAZARE, ANA CAROLINA; CHORILLI, MARLUS; REGASINI, LUIS OCTAVIO; FUSCO-ALMEIDA, ANA MARISA; SOARES MENDES-GIANNINI, MARIA JOSE. Incorporation of Nonyl 3,4-Dihydroxybenzoate Into Nanostructured Lipid Systems: Effective Alternative for Maintaining Anti-Dermatophytic and Antibiofilm Activities and Reducing Toxicity at High Concentrations. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 11, JUN 5 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.