Resumo
O conhecimento da acarofauna edáfica nos biomas brasileiros é incipiente. Estudos desta natureza não têm sido conduzidos em nosso território, especialmente no que se refere aos ácaros que ocorrem em áreas de interesse agrícola, como plantações de soja, milho e cana-de-açúcar. Um dos grupos mais comuns de ácaros edáficos são os Mesostigmata, conhecidos pelo potencial como agentes de controle biológico de organismos prejudiciais à agricultura. Objetiva-se com esse estudo determinar os grupos de Mesostigmata encontrados em áreas naturais e cultivadas de cada bioma brasileiro (Florestas Amazônica e Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pampa e Pantanal), incluindo sua caracterização morfológica e molecular; realizar a caracterização molecular de linhagens de ácaros, visando à sua correta identificação e à classificação correta das famílias e gêneros a que pertencem, dando suporte à sua caracterização morfológica; descrever novos táxons (pelo menos 40 espécies); determinar pelo menos três espécies de ácaros predadores com potencial para o controle biológico de pragas e parasitos que vivem ou passam uma parte de seu ciclo biológico no solo; determinar a microbiota associada a ácaros edáficos, determinando os padrões de associação relacionados à filogenia dos ácaros, hábito alimentar, reprodução e bioma associado; concluir a preparação de catálogos, chaves eletrônicas e dicotômicas de famílias de Mesostigmata (de maneira especial os Ascidae, Blattisociidae, Melicharidae, Phytoseiidae, Laelapidae, Macrochelidae e Rhodacaroidea); consolidar o programa de treinamento internacional hoje existente, sobre a identificação de ácaros de importância agrícola. Espera-se que esse projeto contribua com a condução de futuros estudos dos Mesostigmata, em relação à sua taxonomia (morfológica e molecular) e uso como agentes de controle biológico de pragas e parasitos. (AU)
Publicações científicas
(6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZEVEDO, L. H.;
MOREIRA, M. F. P.;
PEREIRA, G. G.;
BORGES, V;
DE MORAES, G. J.;
INOMOTO, M. M.;
VICENTE, M. H.;
DE SIQUEIRA PINTO, M.;
PERES, L. E. P.;
RUEDA-RAMIREZ, D.;
CARTA, L.;
MEYER, S. L. F.;
MOWERY, J.;
BAUCHAN, G.;
OCHOA, R.;
PALEVSKY, E.
Combined releases of soil predatory mites and provisioning of free-living nematodes for the biological control of root-knot nematodes on `Micro Tom tomato'.
BIOLOGICAL CONTROL,
v. 146,
JUL 2020.
Citações Web of Science: 0.
DE CASTRO, MATHEUS C.;
BARROS, AVYLA R. A.;
DE AZEVEDO, EMILIANO B.;
BRITTO, ERIKA P. J.;
CASTILHO, RAPHAEL C.;
DE MORAES, GILBERTO J.
A new species of Gamasellodes Athias-Henriot (Mesostigmata: Ascidae) from Brazil and a key to the world species of the genus.
Zootaxa,
v. 4801,
n. 2,
p. 291-300,
JUN 18 2020.
Citações Web of Science: 0.