Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de estratégias de microdecomposição e microextração para determinação de parâmetros de qualidade em combustíveis

Processo: 18/05559-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2018 - 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Diogo Librandi da Rocha
Beneficiário:Diogo Librandi da Rocha
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/13497-4 - Avaliação de microdecomposição para determinação de fósforo em biodiesel., BP.TT
Assunto(s):Biodiesel  Métodos analíticos de preparação de amostras  Análise em fluxo 

Resumo

O preparo de amostras é altamente suscetível a perdas do analito e contaminações, além de geralmente consumir muito tempo das análises. Algumas desvantagens do preparo de amostras envolvendo decomposições e extrações podem ser superadas com o preparo em microescala. Nessa estratégia, pequenas quantidades de amostra e reagentes são utilizadas para diminuir a geração de resíduos e o tempo do preparo, além de assegurar a integridade do analista. A implementação dessas etapas também pode ser realizada em sistemas de análises em fluxo, tornando o processo menos suscetível a perdas do analito e contaminações. O processamento é altamente reprodutível, permitindo a aplicação analítica de decomposições e extrações incompletas. Neste projeto, a microdecomposição e a microextração em batelada e em linha serão avaliadas empregando radiações micro-ondas e interações líquido-líquido. Os módulos de análise serão baseados na multicomutação. Os procedimentos desenvolvidos serão aplicados na determinação de fósforo e glicerol livre em biodiesel. Espera-se que os procedimentos desenvolvidos superem as desvantagens atribuídas aos de referência, como a minimização da geração de resíduos, dos custos e do tempo das análises, com alta eficiência e exatidão. As características analíticas serão estimadas e os resultados das análises das amostras serão comparados com os obtidos por procedimentos de referência e/ou alternativos disponíveis na literatura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS, FELIPE EDUARDO; MARINGOLO, VIVIAN; ROCHA, DIOGO LIBRANDI. Fast and Simple Spectrophotometric Procedure for Determination of TiO2 in Paint Samples. BRAZILIAN JOURNAL OF ANALYTICAL CHEMISTRY, v. 6, n. 22, SI, p. 52-59, JAN-MAR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.