Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência dos Agregados: controle e análise de efeitos no comportamento mecânico dos concretos

Processo: 16/20420-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2018 - 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Sérgio Cirelli Angulo
Beneficiário:Sérgio Cirelli Angulo
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Concreto  Agregados 

Resumo

Os agregados são os mais materiais mais representativos no concreto e são responsáveis por várias propriedades importantes deste material. Nas últimas décadas, o uso intenso de agregados naturais próximos às regiões metropolitanas tem implicado em escassez e redução de oferta, o que pode estar ocasionando uma redução da qualidade dos agregados, contendo partículas mais porosas e menos resistentes. Os objetivos desta pesquisa são: a) determinar propriedades mecânicas (resistência-módulo elástico) de agregados graúdos naturais e de pasta de cimento, partícula a partícula, e b) investigar a influência da resistência dos agregados, sob ponto de vista probabilístico e pelo modelo teórico de Larrard, no desempenho mecânico de concretos. O plano experimental prevê a determinação da distribuição de porosidade e resistência de agregados de granito, incluindo a medida de distribuição da porosidade e resistência de pastas de cimento endurecidas (com diferentes porosidades ou relações água/cimento). Está ainda prevista a realização de uma campanha experimental de produção de concretos, procurando-se determinar a influência que partículas fracas e porosas de agregados no desempenho mecânico dos concretos, e correlacionar os resultados com a modelagem teórica-experimental proposta por De Larrard. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANGULO, SERGIO C.; SILVA, NATALIA V.; LANGE, DAVID A.; TAVARES, LUIS MARCELO. Probability distributions of mechanical properties of natural aggregates using a simple method. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS, v. 233, FEB 10 2020. Citações Web of Science: 0.
KATAGUIRI, KAREN; BOSCOV, MARIA EUGENIA G.; TEIXEIRA, CLAUDIA E.; ANGULO, SERGIO C. Characterization flowchart for assessing the potential reuse of excavation soils in Sao Paulo city. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 240, DEC 10 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.