Busca avançada
Ano de início
Entree

Sobre as Syzigias de Hilbert, módulos bigraduados e a cohomologia local

Resumo

Apresentaremos aqui dois projetos de pesquisa que serão desenvolvidos por meio da visita dos Professores Roger Wiegand and Sylvia Weigand ao ICMC-USP. Estes projetos têm como pilares a teoria de multiplicidades e a teoria de cohomologia local. A primeira proposta de projeto trata de uma extensão do famoso Teorema de Syzygy de Hilbert para módulos cofinitos. Como consequência deste projeto, será possível mostrar alguns casos onde a cohomologia local tem dimensão projetiva finita e mais, será possível explicitar tal valor. A segunda proposta de trabalho basear-se sobre a investigação dos coeficientes de Hilbert da cohomologia local quando abordada com uma estrutura bigraduada. Objetivamos aqui mostrar que o primeiro coeficiente de Hilbert da $i$-ésima cohomologia local bigraduada tem um comportamento polinomial e mais, o grau de tal polinômio é limitada por $i$. A obtenção de tal resultado abrirá um leque de investigações subjacentes, fazendo assim de tal projeto um potencial de futuras citações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREITAS, T. H.; JORGE PEREZ, V. H.; WIEGAND, R.; WIEGAND, S.. VANISHING OF TOR OVER FIBER PRODUCTS. Proceedings of the American Mathematical Society, v. 149, n. 5, p. 1817-1825, . (18/05268-5, 18/05271-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.