Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos imunoquímicos no estudo de microrganismos capazes de hidrolisar proteínas alergênicas em alimentos de origem vegetal

Resumo

A presente proposta tem como objetivo receber o pesquisador Dr. Kamel Eddine El Mecherfi, do Laboratório BIA (Biopolymères Interactions Assemblages) do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), de Nantes, França, como pesquisador visitante por um período de três meses, para realizar atividades de pesquisa e ensino relacionadas ao projeto "Redução da alergenicidade de proteínas alimentares empregando microrganismos proteolíticos", em andamento no CEPID Food Research Center (FoRC). A proposta visa dar continuidade a uma parceria antiga entre o grupo de pesquisa do FoRC na área de microbiologia de alimentos e pesquisadores do laboratório BIA/INRA, que no momento está focado no estudo de bactérias láticas de origem alimentar capazes de reduzir a alergenicidade de proteínas de soja e trigo durante o processo de fermentação. Trata-se de uma abordagem nova no tema alergias alimentares, que constitui um grande desafio para a indústria de alimentos, que cada vez mais depende de ingredientes de origem vegetal. Durante a visita, o Dr. El Mecherfi executará testes laboratoriais com as cepas bacterianas proteolíticas disponíveis, empregando diferentes substratos à base de soja e trigo e padronizará as metodologias imunoquímicas como dot-blot e ELISA direto e indireto, empregadas na detecção da alergenicidade residual nos produtos fermentados por estas bactérias. Além de atuar no laboratório auxiliando pós-graduandos e um pós-doutorando envolvidos nesse projeto, o Dr. El Mecherfi ministrará um curso específico sobre as bases científicas dessas e de outras técnicas empregadas no estudo de proteínas imunogênicas, bem como participará de outras disciplinas nos programas de pós-graduação em Ciência dos Alimentos e Tecnologia-Bioquímica Farmacêutica, ambos da FCF/USP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Estudo testa o uso de bactérias na redução do potencial alergênico do glúten 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (10 total):
Mais itensMenos itens
Estado de Minas online: Bactérias láticas podem reduzir potencial alergênico do glúten; entenda (09/Set/2020)
UOL: Estudo testa uso de bactérias na redução do potencial alergênico do glúten (28/Ago/2020)
Blog Higiene e Segurança Alimentar: Bactérias láticas podem reduzir o potencial alergênico do glúten (16/Set/2020)
Dom Total: Bactérias são usadas em pesquisa que verifica redução do potencial alergênico do glúten (08/Set/2020)
Espaço Ecológico no Ar: Estudo testa o uso de bactérias na redução do potencial alergênico do glúten (02/Set/2020)
São Carlos em Rede: Estudo testa o uso de bactérias na redução do potencial alergênico do glúten (30/Ago/2020)
LabNetwork: Estudo testa o uso de bactérias na redução do potencial alergênico do glúten (28/Ago/2020)
Biblioteca FMUSP: Estudo testa uso de bactérias na redução do potencial alergênico do #glúten (28/Ago/2020)
Central das Notícias: Estudo testa uso de bactérias na redução do potencial alergênico do glúten (28/Ago/2020)
AFNews Agrícola: Panificação: Bactérias láticas podem reduzir potencial alergênico do glúten; entenda (09/Set/2020)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EL MECHERFI, KAMEL-EDDINE; LUPI, ROBERTA; CHERKAOUI, MEHDI; ALBUQUERQUE, MARCELA A. C.; TODOROV, SVETOSLAV DIMITROV; TRANQUET, OLIVIER; KLINGEBIEL, CAROLINE; ROGNIAUX, HELENE; DENERY-PAPINI, SANDRA; ONNO, BERNARD; DE MELO FRANCO, BERNADETTE DORA GOMBOSSY; LARRE, COLETTE. Fermentation of Gluten by Lactococcus lactis LLGKC18 Reduces its Antigenicity and Allergenicity. PROBIOTICS AND ANTIMICROBIAL PROTEINS, JUN 2021. Citações Web of Science: 0.
EL MECHERFI, KAMEL-EDDINE; TODOROV, SVETOSLAV DIMITROV; CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, MARCELA ALBUQUERQUE; DENERY-PAPINI, SANDRA; LUPI, ROBERTA; HAERTLE, THOMAS; DORA GOMBOSSY DE MELO FRANCO, BERNADETTE; LARRE, COLETTE. Allergenicity of Fermented Foods: Emphasis on Seeds Protein-Based Products. FOODS, v. 9, n. 6 JUN 2020. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.