Busca avançada
Ano de início
Entree

X Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares - I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial - As Diferentes Linguagens do Mundo Contemporâneo

Processo: 18/06570-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 09 de julho de 2018 - 12 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Sonia Maria Vanzella Castellar
Beneficiário:Sonia Maria Vanzella Castellar
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Geotecnologias  Inclusão  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartografia para Crianças e Escolares | ensino e aprendizagem | formação de professor | Geotecnologia | Inclusão | Representações cartográficas | Cartografia Escolar e para Crianças

Resumo

O colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares teve seu início em 1995, no Campus do Instituto de Geografia e Ciências Exatas - IGCE, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - da UNESP da cidade de Rio Claro, com o propósito de congregar em torno desta temática e socializar seus estudos que eram desenvolvidos para fortalecer esta linha de pesquisa. Hoje a presença da Cartografia Escolar está, de certa forma, bem consolidada em propostas curriculares em todos os níveis da Federação, livros e materiais didáticos, o que indica o alcance dessa perspectiva para além dos espaços acadêmicos. Um dos fatores que pode ter contribuído para isso foi a diversidade de temas relacionados à Cartografia Escolar, os quais foram se constituindo ao longo do tempo, revelando a multiplicidade de ideias, como por exemplo a Alfabetização Cartográfica e as Cartografias Digital, Inclusiva, Social e Imaginativa. Essas Cartografias indicam as inúmeras demandas que essa área possui para contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Geografia, seja no ensino formal ou não formal. O X Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares e o I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial tem como finalidade principal resgatar os percursos trilhados, ao longo do desenvolvimento dessa linha de pesquisa, em diferentes programas de pós-graduação de mestrado e doutorado nas universidades brasileiras. Isso sem ignorar o reconhecimento das novas perspectivas que indicam os caminhos da Cartografia Escolar a serem percorridos nos próximos anos, considerando as demandas referentes ao processo de ensino e de aprendizagem na educação básica. Uma dessas novas e promissoras perspectivas é o campo de pesquisas que vem sendo denominado como Pensamento Espacial, seara interdisciplinar de grande potencial teórico-metodológico e cuja produção acadêmica vem crescendo aceleradamente em diversos países. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)