Busca avançada
Ano de início
Entree

Processamento de vitrocerâmicas com gradiente de concentração de zircônia YTZP

Processo: 18/05736-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2018 - 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Alexandre Luiz Souto Borges
Beneficiário:Alexandre Luiz Souto Borges
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Pesq. associados:Eliandra de Sousa Trichês ; Tiago Moreira Bastos Campos
Assunto(s):Porcelana dentária  Resistência à fratura  Materiais com gradiente funcional  Vitrocerâmica  Dissilicato de lítio  Zircônia tetragonal policristalina estabilizada com ítrio (Y-TZP) 

Resumo

O desempenho das cerâmicas odontológicas é um aspecto bastante explorado na literatura, pois a busca por aprimoramento das suas características é constante. Trincas, delaminações, lascamentos e fraturas catastróficas são as falhas mais encontradas em coroas de dissilicato de lítio, alumina e zircônia. A diferença está na resistência à fratura que esses materiais cerâmicos suportam durante o processo de fadiga, além da questão estética. A partir da conformação dos dentes naturais em que há uma gradação linear na transição de dentina para esmalte, surgiram os materiais bioinspirados com gradiente funcional em multicamadas que apresentam melhor distribuição de tensão. Visto a necessidade de desenvolver novos materiais cerâmicos que apresentem melhor desempenho a longo prazo, o objetivo desse projeto é viabilizar a fabricação de uma vitrocerâmica a base de dissilicato de lítio reforçada por zircônia tetragonal estabilizada por ítria (YTZP), a fim de disponibilizar um material odontológico bioinspirado, que possa ser utilizado em restaurações protéticas monolíticas com maior fator de segurança. Metodologia: Uma mistura de óxidos, de acordo com a estequiometria determinada, será homogeneizada e submetida à temperatura de fusão. Após o resfriamento, serão obtidas as fritas as quais passarão por moagem, processamento e tratamento térmico. Primeiramente serão sintetizadas e caracterizadas vitrocerâmicas homogêneas reforçadas com 1%, 2% e 3% de YTZP através das técnicas de prensagem uniaxial e gel-casting. Posteriormente, serão sintetizadas vitrocerâmicas com gradiente de YTZP, formadas por camadas de 1%, 2% e 3% de YTZP, através da técnica que apresentar maior resistência mecânica, maior densidade e menor porosidade. As amostras homogêneas e com gradiente de YTZP serão caracterizadas através de DRX, MEV, densidade e porosidade aparentes e passarão por testes mecânicos de dureza, flexão biaxial, tenacidade à fratura, análise do módulo elástico e análise fractográfica. Os parâmetros pertinentes também serão utilizados em ensaio in silico. Os resultados obtidos serão estatisticamente comparados e avaliados em relação ao desempenho mecânico. Os gráficos coloriméricos resultantes do FEA serão analisados para compreensão do comportamento biomecânico do material. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PENTEADO, MARCELA MOREIRA; MENDES TRIBST, JOAO PAULO; DE OLIVEIRA DAL PIVA, AMANDA MARIA; AUSIELLO, PIETRO; ZARONE, FERNANDO; GARCIA-GODOY, FRANKLIN; SOUTO BORGES, ALEXANDRE LUIZ. Mechanical behavior of conceptual posterior dental crowns with functional elasticity gradient. AMERICAN JOURNAL OF DENTISTRY, v. 32, n. 4, p. 165-168, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.