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Dramaturgia brasileira: o popular, a sacralidade, o contemporâneo

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo trabalhar com a dramaturgia brasileira de modo a pensar em sua constituição formal no decorrer do tempo, forjada na relação com a teatralidade popular nacional. Serão explorados três vetores de investigação: o popular, a sacralidade e o contemporâneo. Historicamente, por mais que a elite intelectual e econômica do país ansiasse, no século XIX até o começo do XX, em fazer do teatro brasileiro um espelho do requinte europeu, a prática cênica da exuberância épica, seja a religiosa, seja a profana, nacional, constantemente sobrepujava os movimentos mais letrados de fazer teatral. Do sacro ao profano, do folguedo de rua ao palco, a vertente popular de uma teatralidade que se desenvolveu sem uma oficialidade de forma torna-se uma matriz das mais potentes do teatro brasileiro, visível tanto no teatro do passado como na produção contemporânea de diversas regiões do país. Desse modo, o objetivo do projeto consiste em produzir uma reflexão ampliada sobre a dramaturgia brasileira por meio desse viés de entendimento: o épico enquanto forma explodida, fragmentada, das grandes narrativas, e forma expandida da teatralidade popular. Será selecionado um grupo de peças a serem analisadas por esse viés. Além disso, o projeto inclui, de modo a auxiliar a pesquisa teórica, uma série de atividades a serem realizadas no recém-fundado Laboratório de Dramaturgia do Departamento de Artes Cênicas, da Unicamp. (AU)