Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da viabilidade da utilização de interfaces líquido/líquido em dispositivos eletroquímicos

Processo: 18/06677-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2018 - 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Janaina de Souza Garcia
Beneficiário:Janaina de Souza Garcia
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Química de interfaces  Células de combustível  Eletroquímica  Cinética química 

Resumo

Um sistema trifásico será constituído por líquido iônico hidrofóbico (LIH), eletrólito de suporte convencional aquoso e óleo mineral, cujas finalidades serão de armazenar gás hidrogênio, servir como eletrólito e armazenar gás oxigênio, respectivamente. Cada compartimento conterá um catalisador baseado em platina e carbono, que permanecerá na respectiva interface de interesse. Para tanto, serão necessários estudos fundamentais sobre as propriedades dos Líquidos iônicos em relação ao armazenamento de H2¬ e seu comportamento em uma célula a combustível. O mesmo vale para o compartimento catódico, cuja cinética de redução de oxigênio também deve ser avaliada. Pretende-se utilizar técnicas convencionais de caracterização física para os eletrocatalisadores, como microscopia eletrônica de transmissão (MET), energia dispersiva de Raios-X (EDX) e outras. Destaca-se que esta etapa de fabricação dos eletrodos possui apenas um papel secundário na execução deste projeto, mas constituirá um excelente modelo a partir da utilização dos materiais de referência para cada reação eletroquímica estudada. Finalmente, o objetivo desta pesquisa é o de propor uma nova construção para célula a combustível (célula a combustível líquida trifásica), estabelecendo, portanto uma possibilidade de inovação tecnológica, partindo-se de estudos fundamentais e aplicados nos diferentes sistemas a serem testados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROBERVAL A. SILVA; REJANE M. P. SILVA; KEYLA T. SANTOS; TATIANA S. ARAUJO; ALEXANDRE C. ALCÂNTARA; HUGO B. SUFFREDINI. METODOLOGIA PARA DETECÇÃO ELETROQUÍMICA QUALITATIVA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS EM INTERFACES PETRÓLEO/ÁGUA. Química Nova, v. 42, n. 1, p. 95-98, Jan. 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.