Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da resposta inflamatória e da expressão de microRNAs em pacientes tabagistas após a ingestão de suco de laranja e suco de laranja com antocianinas

Processo: 17/23523-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2018 - 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marcos Ferreira Minicucci
Beneficiário:Marcos Ferreira Minicucci
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Leonardo Antonio Mamede Zornoff ; Sergio Alberto Rupp de Paiva
Assunto(s):Tabagismo  Hábito de fumar  MicroRNAs  Suco de laranja 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:MicroRNAs | suco de laranja | Tabagismo | Clínica Médica

Resumo

O hábito tabágico, em especial o cigarro industrializado, é apontado como um dos principais causadores de doenças inflamatórias e pulmonares. Cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo consomem produtos derivados do tabaco o que representa um importante problema de saúde pública. Por outro lado, o consumo de alimentos fonte de compostos bioativos (CBAs) como os flavonoides, se associam a menor risco de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). O suco de laranja tem grande consumo no mundo, eno Brasil é a principal fonte de CBAs para a população. Vários estudos relatam que os compostos bioativos possuem ação antioxidante e anti-inflamatória. Trabalhos anteriores mostraram que o consumo de compostos presentes no suco de laranja pode reduzir a inflamação. Entretanto, os mecanismos moleculares responsáveis por este efeito benéfico ainda não foram esclarecidos. O presente trabalho visa estudar a resposta inflamatória e alterações da expressão proteica e de microRNAs (miRNA) decorrentes da ingestão de dois tipos de suco de laranja em indivíduos tabagistas. Os indivíduos consumirão suco de laranja, suco de laranja rico em antocianina ou controle isocalórico (água com maltodextrina e vitamina C) e a seguir serão realizadas coletas sanguíneas nos tempos 0, 1h, 3h e 5h. A resposta inflamatória e a expressão dos miRNAs serão avaliadas no sangue. Deste modo, a partir do estudo das alterações nos marcadores inflamatórios e epigenéticos decorrentes da ingestão de dois tipos de suco de laranja em pacientes tabagistas será possível identificar alguns mecanismos moleculares envolvidos nesta sinalização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA MUSSE, GUILHERME NEIF; MOREIRA, TAYNA; AYUMI KIMURA, MAISA; PEREIRA, FILIPE WELSON LEAL; OKOSHI, KATASHI; GARCIA ZANATI, SILMEIA; SCHMIDT AZEVEDO, PAULA; FURLAN POLEGATO, BERTHA; DE PAIVA, SERGIO ALBERTO RUPP; MAMEDE ZORNOFF, LEONARDO ANTONIO; et al. Skipping breakfast concomitant with late-night dinner eating is associated with worse outcomes following ST-segment elevation myocardial infarction. EUROPEAN JOURNAL OF PREVENTIVE CARDIOLOGY, v. 27, n. 19, SI, p. 2311-2313, . (17/23523-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.