Busca avançada
Ano de início
Entree

Robótica colaborativa e neuronavegação aplicados à neurocirurgia

Resumo

Existe uma expectativa muito grande por avanços a curto prazo na área de neurocirúrgia, mais especificamente é possivel antecipar procedimentos cirurgicos mais precisos, planejamento pré-operatório mais eficiente, acesso a áreas cerebrais eloquentes, que até pouco tempo atrás eram consideradas inoperáveis e como consequencia a redução de riscos. Todo esse potencial positivo tem como base a integração de duas tecnologias:*A introdução de robôs colaborativos assumindo o papel de assistente. Os robôs colaborativos incorporam conceitos de controle inerentemente mais seguros, amigáveis, ageis e flexiveis se comparados com robôs convencionais, graças aos chamados controles de interação. *Avanços nos sistemas de neuronavegação baseados em imagens. Neuronavegação pode ser entendida como o sistema de localização, orientação e navegação intraoperatória 3D assistido por computador geralmente utilizado em neurocirurgia para rastrear ferramentas cirúrgicas e localizá-los em relação à anatomia tridimensional do paciente. Do ponto de vista clínico, esse projeto destina-se ao atendimento de crianças portadoras de epilepsia e displasia cortical para auxiliar neurocirurgiões no desafio de atingir áreas cerebrais doentes e que precisam ser retiradas com o menor risco de sequelas.Do ponto de vista de engenharia propomos a implementação e a análise de um sistema automático de modulação do comportamento do conjunto dinâmico formado pelo robô, cirurgião e paciente em contato físico. A estabilidade e desempenho desse conjunto dependem das características desse conjunto dinâmico. Nossa abordagem une simulação computacional e experimentos em um cenário cirúrgico semi-estruturado. A integração visuomotora faz uso ainda de métodos de aprendizagem por demonstração e inteligencia artificial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUNIOR, ANDOUGLAS GONCALVES DA SILVA; GONCALVES, LUIZ MARCOS GARCIA; DE PAULA CAURIN, GLAUCO A.; TAMANAKA, GUSTAVO TERUO BERNARDINO; HERNANDES, ANDRE CARMONA; AROCA, RAFAEL VIDAL. BIPES: Block Based Integrated Platform for Embedded Systems. IEEE ACCESS, v. 8, p. 197955-197968, 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.