Busca avançada
Ano de início
Entree

Fazendas de vespas sociais como biocontroladoras naturais para a agricultura sustentável

Resumo

Humanos estão transformando o mundo natural via urbanização e agricultura em larga escala. Nós propomos trabalhar a favor, do que contra, as mudanças causadas pela ação antrópica no mundo natural. Vespas sociais fornecem um importante serviço ecossistêmico e se apresentam como potenciais controladoras de pragas em paisagens agriculturais. Este projeto se propõe a estabelecer colaborações, troca de conhecimento e conduzir um estudo inovador sobre o desenvolvimento de populações controladas de vespas brasileiras como biocontroladoras naturais em culturas de cana de açúcar. Esta proposta une expertise em ecologia de populações de vespas e genômica e objetiva transcender a pesquisa pura e básica em uma área aplicada. Usando ciência para fornecer o real impacto sobre a economia e ecologia em países em desenvolvimento é um dos principais desafios desta parceria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUTHON, ROBIN J.; FERNANDES, ODAIR A.; NASCIMENTO, FABIO S.; SUMNER, SEIRIAN. Social wasps are effective biocontrol agents of key lepidopteran crop pests. PROCEEDINGS OF THE ROYAL SOCIETY B-BIOLOGICAL SCIENCES, v. 286, n. 1914, . (17/50375-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.