Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de revisões críticas de profissionais e consumidores sobre consumo de bens de informação - o caso do cinema dos Estados Unidos

Processo: 18/02272-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2018 - 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Marislei Nishijima
Beneficiário:Marislei Nishijima
Instituição-sede: Instituto de Relações Internacionais (IRI). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Economia da informação  Filmes  Cinema  Revisão crítica 

Resumo

O objetivo deste projeto é estudar os efeitos das revisões críticas de consumidores de críticos profissionais sobre o consumo de bens de informação e de experiência. Em particular, avaliaremos o caso do consumo de cinema no mercado dos Estados Unidos, que é o país incumbente e de maior faturamento deste setor. Para esta finalidade, coletaremos dados disponíveis, em sites representativos do setor na Internet, sobre informações semanais de exibição de filmes e todos as variáveis relacionadas com cada filme incluindo as revisões críticas, sejam elas numéricas ou textuais, para fim de tratamento de dados por mineração e proposta de seu uso como indicadores específicos. No que se refere às revisões críticas de consumidores, verificamos que suas avaliações tem dupla atuação, uma se refere ao efeito boca a boca e outra ao efeito de se assemelhar ao crítico profissional dando informações relevantes sobre bens de experiência. No caso dos críticos profissionais, além do papel de trazer informação relevante sobre a qualidade do bem e seus principais atributos, possui um efeito de influência no consumo, que para o caso do cinema tem sido robustamente confirmado em trabalhos empíricos. Estudos extensivos de referências bibliográficas, documentos do setor e avaliações econométricas serão realizadas com o intuito de capturar os mecanismos de transmissão dessa influência de maneira rigorosa e robusta. Acreditamos que a combinação de análise de big data com estudos aplicados em economia, assim como em qualquer outra área do conhecimento, é parte fundamental da evolução natural das pesquisas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NISHIJIMA, MARISLEI; RODRIGUES JR, MAURO; DONEGA SOUZA, THAIS LUIZA. Is Rotten Tomatoes killing the movie industry? A regression discontinuity approach. APPLIED ECONOMICS LETTERS, . (18/02272-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.