Busca avançada
Ano de início
Entree

A hiperdiversa fauna anfíbia do Brasil como um sistema de modelo para a ecofisiologia comparativa a genômica da visão

Processo: 18/11502-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 10 de outubro de 2018 - 09 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Taran Grant
Beneficiário:Taran Grant
Pesquisador visitante: Michele Pierotti
Inst. do pesquisador visitante: Smithsonian Institution, Panamá, Panamá
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/10000-5 - Uma abordagem multidisciplinar para o estudo da diversificação de anfíbios, AP.JP
Assunto(s):Transcriptômica  Anura  Visão  Amphibia  Microespectrofotometria  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

Análises comparativas da ecologia visual e do complemento de opsina ainda são escassas em anfíbios. Isso é surpreendente, considerando-se o sucesso da irradiação de anuros e as oportunidades únicas de pesquisa sobre visão oferecidas pela transição ontogenética dos anfíbios, da vida aquática para a terrestre, e a grande variação nos padrões de atividade dial entre as espécies. Esta proposta visa trazer o Dr. Michele Pierotti e seu aparelho de micro-espectrofotometria (MSP) para o meu laboratório para uma visita prolongada, a fim de treinar meus alunos, pós-docs e eu no uso e interpretação do MSP e abordar os seguintes objetivos gerais: (1) Caracterizar sistemas visuais de anfíbios de uma amostra filogenética e ecologicamente ampla em um nível fino sem precedentes e combinando análises de morfologia de fotorreceptores, sensibilidade espectral medida com ensaios fisiológicos (MSP) e sua base genética subjacente, com transcriptômica. (2) Para abordar novas questões sobre as trajetórias evolutivas de traços visuais através da filogenia anfíbia e grandes transições na história de vida. (3) Examinar os papéis de várias classes de cones e bastonetes na mediação da sensibilidade escotópica e fotópica e da visão de cores. (4) Gerar novas linhas de investigação dentro do meu grupo de pesquisa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YOVANOVICH, CAROLA A. M.; PIEROTTI, MICHELE E. R.; RODRIGUES, MIGUEL TREFAUT; GRANT, TARAN. A dune with a view: the eyes of a neotropical fossorial lizard. Frontiers in Zoology, v. 16, JUN 10 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.