Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial quimiopreventivo e anticarcinogênico de lipídos estruturados obtidos por interesterificação da tributirina com tricaprilina na hepatocarcinogênese experimental

Processo: 17/22495-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2018 - 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Fernando Salvador Moreno
Beneficiário:Fernando Salvador Moreno
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Jens U. Marquardt ; Juliana Neves Rodrigues Ract ; Luiz Antonio Gioielli
Assunto(s):Tributirina  Quimioprevenção  Angiogênese  Transformação celular neoplásica 

Resumo

A combinação de agentes quimiopreventivos com diferentes mecanismos de ação tem sido considerada uma estratégia promissora para a prevenção do câncer. A tributirina (TB), pró-fármaco do ácido butírico, presente na gordura do leite e no mel destaca-se por ter demonstrado atividade quimiopreventiva durante as fases de iniciação e promoção ou somente promoção da hepatocarcinogênese experimental. Os efeitos inibitórios da TB foram atribuídos a seus mecanismos clássicos, como a indução de apoptose e hiperacetilação de histonas, porém, foi observado, também, a inibição da angiogênese em fases precoces da hepatocarcinogênese. A tricaprilina (TC) também apresenta atividade quimiopreventiva verificada in vitro, possivelmente relacionada à modulação da permeabilidade paracelular via junções celulares de oclusão. Os avanços biotecnológicos possibilitam a modificação de moléculas que podem promover a manutenção fisiológica e a prevenção da carcinogênese. Em estudo anterior, demonstramos os efeitos inibitórios de lipídios estruturados (EST) obtidos a partir da tributirina e do óleo de linhaça quando administrados durante a fase de iniciação e promoção da hepatocarcinogênese experimental. Nesse sentido, a síntese de novos EST a partir de ácidos graxos de cadeia longa e média ligados ao mesmo glicerol, particularmente os obtidos pela interesterificação da TB com TC, podem representar uma abordagem promissora para a quimioprevenção do câncer. Nesse contexto, pretende-se agora avaliar a atividade quimiopreventiva de EST obtidos a partir da interesterificação enzimática de TB e TC em diferentes fases da hepatocarcinogênese. O modelo do "hepatócito resistente" será aplicado em ratos Fischer F-344 que permitirá a avaliação do potencial quimiopreventivo dos EST quando administrados continuamente durante as fases de iniciação e promoção da hepatocarcinogênese. Para o estudo na fase de progressão serão utilizados culturas de células GP7TB, JM-1 e Huh-7. A expressão de genes envolvidos com junções celulares de oclusão e angiogênese será avaliada como possível alvo da eventual atividade quimiopreventiva dos novos EST. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FESTA ORTEGA, JULIANA FESTA; HEIDOR, RENATO; AURIEMO, ANA PAULA; AFFONSO, JULIANA MARQUES; D' AMICO, THAIS PEREIRA; HERZ, CORINNA; DE CONTI, ALINE; RACT, JULIANA; GIOIELI, LUIZ ANTONIO; PURGATTO, EDUARDO; LAMY, EVELYN; POGRIBNY, IGOR P.; MORENO, FERNANDO SALVADOR. Butyrate-containing structured lipids act on HDAC4, HDAC6, DNA damage and telomerase activity during promotion of experimental hepatocarcinogenesis. Carcinogenesis, v. 42, n. 8, p. 1026-1036, AUG 2021. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.