Busca avançada
Ano de início
Entree

V Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais

Processo: 18/10293-9
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Vigência: 30 de agosto de 2018 - 01 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Beneficiário:Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação matemática | formação de professores que ensinam Matemática | Matemática na Educação Infantil | Matemática nos Anos Iniciais | Processos de Ensino e Aprendizagem | Educação Matemática

Resumo

30/08/2014. 8:00h - Recepção. 09:20h - Abertura - Prof. Dr. Ademir D. Caldeira (Pró-Reitor Graduação), Profa. Dra. Maria de Jesus Reis (CECH), Profa. Dra. Andrea Moruzzi (Pedagogia), Profa. Dra. Aline Sommerhalder (DTPP), Profa. Dra. Rosa Anunciato (Coordenadora PPGE) e Profa. Dra. Cármen Passos (Coordenadora do Evento)10:00h - Conferência Plenária - Matemática nos anos iniciais: currículo, formação e políticas públicas. Adair Mendes Nacarato (USF)14:00h Sessão de Relatos de Experiências.16:00h - Mesa 1- Insubordinação criativa nas aulas de matemática dos anos iniciais. Celi Lopes (Unicsul), Keli Conti (UFMG) e Vanessa Crecci (UNIP).19:00 - Palestra Desenvolvimento do sentido de número e o pensamento algébrico nos primeiros anos de escolarização. Joana Maria Brocardo - Universidade de Lisboa31/08/201808:00h - Sessão de Comunicações Científicas10:30h Mesa - Formação de professores dos anos iniciais e o conhecimento especializado do professor que ensina matemática. Dario Fiorentini (Unicamp) e Aline Reali (UFSCar).14:00h - Mesa 3 - Materiais manipulativos e jogos em livros didáticos para o ensino de matemática nos anos iniciais: equívocos, contradições e possibilidades. Regina Grando (UFSC), Américo Junior Silva (UNEB) e Everaldo Silveira (UFSC)16:30 h - Sessão de Comunicações Científicas01/09/201808:00h - Oficinas 14:00 - Mesa 4 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento: impacto do pacto. Maria da Conceição F. Fonseca (UFMG), Katia Gabriela Moreira (SME-Nazaré Paulista e USF e Luciane Bertine (Unifesp). 14:00 - Mesa 5 - Currículo de Matemática: desafios da formação e da atuação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e na Educação Infantil. Vanessa Moretti (Unifesp) e Priscila Azevedo (UFSCar).15:45 - Conferência Final - O Conhecimento Interpretativo como elemento estruturante da prática matemática do professor: discutindo alguns exemplos da (e para a) prática e formação Prof. Dr. Miguel Ribeiro (Unicamp). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)