Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão diferencial de genes e microRNAs relacionados com as vias de adesão e apoptose em lesões profundas e superficiais de pacientes com endometriose.

Processo: 18/02034-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2018 - 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Julio Cesar Rosa e Silva
Beneficiário:Julio Cesar Rosa e Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Antonio Alberto Nogueira ; Juliana Meola Lovato ; Omero Benedicto Poli Netto
Assunto(s):Ginecologia  Endometriose 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:endometriose | Fisiopatogenia | genes MAPK1 e CAPN2 | lesão superficial e profunda | microRNAs miR-30a-5p | miR-143-3p e miR-93-5p | miR-7-5p | vias de adesão e apoptose | Ginecologia

Resumo

Introdução: A endometriose é uma doença ginecológica benigna, que afeta principalmente mulheres em idade reprodutiva e está associada a dor pélvica, dismenorréia, dispareunia e infertilidade. Os processos de adesão e fuga de apoptose parecem essenciais para o desenvolvimento e manutenção dessa doença. Além disso, mais recentemente foi relatada a importância dos microRNAs na fisiopatologia da endometriose. Apesar desses conhecimentos, novos estudos direcionados à investigação da etiologia da endometriose ainda são necessários, a fim de tornar mais fácil o caminho para a pesquisa e desenvolvimento de novos alvos terapêuticos. Objetivos:A proposta desse trabalho é investigar o perfil de expressão de genes (MAPK1 e CAPN2) e microRNAs (miR-30a-5p, miR-7-5p, miR-143-3p e miR-93-5p)envolvidos nas vias de adesão e apoptoseem endometriose peritoneal superficial e endometriose infiltrante profundae avaliar se essas lesões compartilhamos mesmos mecanismos fisiopatológicos. Pacientes e Métodos: Serão utilizadas amostras de lesão profunda (n=10) e lesão superficial (n=10) de pacientes afetadas pela endometriose em tratamento no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. A coleta será realizada durante laparoscopia e o tecido será armazenado em nitrogênio líquido,para posterior análise da expressão gênica através da técnica de RQ-PCR. Para a extração de RNA será utilizadoTrizol Reagent® (Invitrogen, EUA), a síntese de cDNA será realizada com o kit comercial High Capacity cDNA Reverse Transcription (Applied Biosystems) e para RQ-PCR utilizaremos sistemas disponíveis comercialmente TaqMan Assay-on-demand (Applied Biosystems). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOURENCO ANTONIO, LUANA GRUPIONI; MEOLA, JULIANA; JAPUR DE SAROSA-E-SILVA, ANA CAROLINA; NOGUEIRA, ANTONIO ALBERTO; CANDIDO DOS REIS, FRANCISCO JOSE; POLI-NETO, OMERO BENEDICTO; ROSA-E-SILVA, JULIO CESAR. Altered Differential Expression of Genes and microRNAs Related to Adhesion and Apoptosis Pathways in Patients with Different Phenotypes of Endometriosis. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 24, n. 5, p. 14-pg., . (18/02034-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: