Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão diferencial de genes e microRNAs relacionados com as vias de adesão e apoptose em lesões profundas e superficiais de pacientes com endometriose.

Processo: 18/02034-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2018 - 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Julio Cesar Rosa e Silva
Beneficiário:Julio Cesar Rosa e Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Antonio Alberto Nogueira ; Juliana Meola Lovato ; Omero Benedicto Poli Netto
Assunto(s):Ginecologia  Endometriose 

Resumo

Introdução: A endometriose é uma doença ginecológica benigna, que afeta principalmente mulheres em idade reprodutiva e está associada a dor pélvica, dismenorréia, dispareunia e infertilidade. Os processos de adesão e fuga de apoptose parecem essenciais para o desenvolvimento e manutenção dessa doença. Além disso, mais recentemente foi relatada a importância dos microRNAs na fisiopatologia da endometriose. Apesar desses conhecimentos, novos estudos direcionados à investigação da etiologia da endometriose ainda são necessários, a fim de tornar mais fácil o caminho para a pesquisa e desenvolvimento de novos alvos terapêuticos. Objetivos:A proposta desse trabalho é investigar o perfil de expressão de genes (MAPK1 e CAPN2) e microRNAs (miR-30a-5p, miR-7-5p, miR-143-3p e miR-93-5p)envolvidos nas vias de adesão e apoptoseem endometriose peritoneal superficial e endometriose infiltrante profundae avaliar se essas lesões compartilhamos mesmos mecanismos fisiopatológicos. Pacientes e Métodos: Serão utilizadas amostras de lesão profunda (n=10) e lesão superficial (n=10) de pacientes afetadas pela endometriose em tratamento no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. A coleta será realizada durante laparoscopia e o tecido será armazenado em nitrogênio líquido,para posterior análise da expressão gênica através da técnica de RQ-PCR. Para a extração de RNA será utilizadoTrizol Reagent® (Invitrogen, EUA), a síntese de cDNA será realizada com o kit comercial High Capacity cDNA Reverse Transcription (Applied Biosystems) e para RQ-PCR utilizaremos sistemas disponíveis comercialmente TaqMan Assay-on-demand (Applied Biosystems). (AU)