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Efeitos da manipulação do comportamento verbal em procedimentos de descriminação condicional

Processo: 92/03340-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 1993 - 30 de abril de 1994
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Antonio Celso de Noronha Goyos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Condicionamento (psicologia)  Comportamento verbal  Equivalência de estímulos  Tarefas de matching-to-sample  Crianças  Pré-escolar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Verbal | Criancas Pre-Escolares | Equivalencia De Estimulos | Generalizacao De Equivalencia | Reforcamento Especificos

Resumo

As interações do comportamento verbal sobre o desempenho de crianças de 4 a 6 anos em tarefas de matching-to-sample serão investigadas em dois projetos. No primeiro pretende-se responder a questões relacionadas com a) efeitos do comportamento verbal incompatível com resolução de tarefas; b) analisar a importância de testes de relações estímulo auditivo - estímulo reforçador; c) analisar interações de treinos de discriminação condicional usado relações de estímulos visuais-visuais e auditivo-reforçadores, na formação, expansão e reversão de classes de equivalência, com procedimento de reforçamento especifico. No segundo projeto pretende-se estudar o comportamento verbal emitido espontaneamente pelas crianças durante procedimento de treinamento e testes para formação e generalização de classes de equivalência, e verificar, através da manipulação destes comportamentos, os efeitos sobre a formação generalizada das mesmas. (AU)

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