Pesquisa e Inovação: Plataforma de avaliação e treinamento cognitivo de atletas utilizando realidade virtual
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Plataforma de avaliação e treinamento cognitivo de atletas utilizando realidade virtual

Processo: 17/18362-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: FINEP - PIPE/PAPPE Subvenção
Pesquisador responsável:Caio Margarido Moreira
Beneficiário:Caio Margarido Moreira
Empresa:Sensorial Desenvolvimento de Software Ltda. - ME
CNAE: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
Município: Ribeirão Preto
Pesquisadores principais:
Milton Augusto Vendramini de Ávila
Pesquisadores associados: Julio Cesar Anastacio ; Marco Antonio Di Bonifacio
Vinculado ao auxílio:16/08321-9 - Método computacional para desenvolvimento percepção, da atenção e da ação de atletas, AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):20/03222-8 - Desenvolvimento de aplicações em Unity3D para dispositivos móveis e desktop, incluindo realidade virtual, BP.TT
18/17920-9 - Desenvolvimento do design, modelos 3D e animações da aplicação usando tecnologias multiplataformas, BP.TT
18/17891-9 - Desenvolvimento de aplicações em Unity3D para dispositivos móveis e desktop, incluindo realidade virtual, BP.TT
18/17878-2 - Plataforma de avaliação e treinamento cognitivo de atletas utilizando realidade virtual: métodos, desenvolvimento e publicação dos resultados, BP.PIPE
18/17889-4 - Plataforma de avaliação e treinamento cognitivo de atletas utilizando realidade virtual: gestão administrativa e interface entre Neurociências, Psicologia e a experiência do usuário, BP.PIPE
Assunto(s):Neurociências  Psicologia do esporte  Realidade virtual  Aplicativos móveis  Ludificação  Treinamento por simulação  Cognição  Atletas  Eficiência 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognição | esporte | gamificação | Neurociência | Psicologia do Esporte | Realidade Virtual | Neurociência Cognitiva e desenvolvimento de games

Resumo

Estendendo achados encontrados pela equipe de pesquisadores durante projeto da Fase I de apoio do PIPE, o presente projeto destina-se à criação de um sistema de avaliação, treinamento e acompanhamento de capacidades cognitivas de atletas. Para isso, os métodos de Realidade Virtual (RV) desenvolvidos na Fase I serão transpostos para plataformas Android. Além disso, serão incorporados elementos destinados à adequação do produto ao mercado: uma plataforma clara e intuitiva de monitoramento da performance do atleta (destinada à comissão técnica) e métodos que tragam benefícios por meio da abordagem de aspectos psicológicos constantemente demandados na prática esportiva: a recuperação pós-erro e a coesão de grupo. Para isso serão enfrentados desafios tecnológicos de otimização de processamentos computacionais para eficiência do sistema e estudo de usabilidade e experiência do usuário; e científicos: o aperfeiçoamento do método de intervenção gamificado que aumente o desempenho dos aspectos cognitivos individuais e do grupo. Esperamos aumentar a performance dos atletas (o problema-chave que buscamos solucionar) com um sistema atraente, desenhado cientificamente, para o acompanhamento e desenvolvimento cerebral, de aspectos sensoriais a psicológicos. Este produto não será somente pioneiro no Brasil, mas incorporará elementos que o diferenciará dos maiores concorrentes no mercado mundial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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