Busca avançada
Ano de início
Entree

Mastite bovina: controle pelo uso de nanopartículas polyplex administradas localmente

Resumo

O controle da mastite apresenta desafios significativos, mas a natureza da doença também oferece oportunidades de intervenção. Os desafios associados à resistência antimicrobiana, formação de biofilmes e cepas invasivas nos inspiraram a testar o potencial uso de um polímero orgânico, hidrocioreto de polihexametileno guanidina (PHMG) para matar agentes patogênicos antimicrobianos e intracelulares. O PHMB oferece uma oportunidade importante para controle de agentes causadores de mastite. O PHMB nunca foi avaliado para controle de Mastite, mas oferece uma estratégia simples, sem uso de antibióticos de matar agentes patogênicos invasivos e resistentes aos antibióticos. Consideramos que a nossa abordagem pode ser desenvolvida por meio de um procedimento de desinfeção de tetos e, no longo prazo, de um tratamento durante o período de "secagem". A principal vantagem de usar um polímero antimicrobiano, particularmente o escolhido para este estudo, é que a resistência adquirida ainda não foi observada. Além disso, o polímero oferece vantagens adicionais, incluindo a capacidade de matar bactérias intracelulares e degradar biofilmes. Finalmente, o conceito de uso de polímero antimicrobiano é diferente das atuais estratégias de antibióticos, o que justifica a importância de testar a sua eficácia. Os principais objetivos científicos para o estágio pump-priming são: a) Desenvolvimento de formulação para uso como desinfetante de tetos (teat-dip) usando nanopartículas de polyplex antimicrobiano; b) Caracterizar in vitro a invasão de células hospedeiras e os fenótipos de formação de biofilmes de cepas de S. aureus isoladas de casos de mastite no Brasil; c) Avaliar as potências antimicrobianas contra S. aureus planctônico, intracelular e em biofilme; d) Avaliar a aderência de nanopartículas de polyplex em tecido de tetos e a velocidade e duração antimicrobiana ex-vivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIDELIS, CARLOS E.; FRANKE, MANOELA; DE ABREU, LETICIA C. R.; JAGIELSKI, TOMASZ; RIBEIRO, MARCIO G.; DOS SANTOS, V, MARCOS; GONCALVES, JULIANO L.. MALDI-TOF MS identification of Prototheca algae associated with bovine mastitis. JOURNAL OF VETERINARY DIAGNOSTIC INVESTIGATION, v. 33, n. 6, . (17/50461-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.