Busca avançada
Ano de início
Entree

Observações in situ de transição de fase sólido-sólido em ligas de titânio

Processo: 18/08184-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2018 - 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Convênio/Acordo: University of Wollongong
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Rubens Caram Junior
Beneficiário:Rubens Caram Junior
Pesq. responsável no exterior: Rian Johannes Dippenaar
Instituição no exterior: University of Wollongong (UOW), Austrália
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/24693-3 - Precipitação Não-clássica da Fase Alfa em Ligas Ti-Nb-Fe e Ti-Nb-Fe-Sn, AP.R
Assunto(s):Mudança de fase  Ligas de titânio  Análise térmica  Metalografia  Nucleação  Microscopia confocal 

Resumo

Esta proposta visa reforçar atividades de pesquisa colaborativa já estabelecida entre o Prof. Rubens Caram (Universidade de Campinas - UNICAMP, Brasil) e o Prof. Rian Dippenaar (Universidade de Wollongong - UOW, Austrália). O objetivo científico da proposta é investigar transformações de fase sólido-sólido em ligas de titânio usando observações in situ em microscópio confocal de varredura a laser de alta temperatura (HTSCM). Pretende-se avaliar a evolução microestrutural de ligas de Ti submetidas a tratamentos de envelhecimento para verificar se a fase alfa pode ser nucleada de forma homogênea e assistida por decomposição pseudo-espinodal. Enquanto a equipe da UNICAMP possui instalações e conhecimentos que permitem a investigação de diferentes ligas de Ti, a equipe da UOW possui experiência prévia na análise de transformações de fase em ligas metálicas utilizando HTSCM. As amostras serão preparadas e processadas na UNICAMP e os tratamentos térmicos de envelhecimento in situ serão realizados em equipamento de HTSCM na UOW. Observações de transformações de fase em ligas de beta-Ti metaestáveis usando HTSCM é um tema original e os resultados desta pesquisa visam esclarecer vários fenômenos relacionados à precipitação da fase alfa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPO, KAIO NIITSU; FANTON, LEONARDO; DE MELLO, MARIANA GERARDI; MOON, SUK-CHUN; DIPPENAAR, RIAN; CARAM, RUBENS. Exploring the Ti-5553 phase transformations utilizing in-situ high-temperature laser-scanning confocal microscopy. MATERIALS CHARACTERIZATION, v. 159, JAN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.