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Desenvolvimento e demonstração em vôo de aeronave leve elétrica com sistema de piloto automático de baixo custo

Processo: 17/22879-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de julho de 2018 - 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Propulsão Aeroespacial
Pesquisador responsável:Gregori Pogorzelski
Beneficiário:Gregori Pogorzelski
Empresa:FK - Brasil Engenharia e Comércio de Aeronaves Ltda
CNAE: Fabricação de aeronaves
Município: São José dos Campos
Pesquisadores principais:Marcelo Elias Guedes
Pesq. associados: Ekkehard Carlos Fernando Schubert ; Flávio José Silvestre
Assunto(s):Aeronáutica  Aeronáutica comercial  Propulsão elétrica  Aeronaves  Piloto automático  Dinâmica de voo 

Resumo

O emprego de propulsão puramente elétrica em aeronáutica vem se tornando cada vez mais viável nos últimos anos. Suas maiores vantagens quando comprada a sistemas convencionais a pistão são os menores níveis de vibração e ruído, simplicidade mecânica e operacional, maior eficiência energética e desempenho independente da altitude de voo. Isso se traduz em mais segurança, menor custo operacional e de manutenção e uso mais racional da energia. A principal limitação à performance de aeronaves elétricas é a baixa densidade de energia das baterias atuais, o que limita a autonomia. Entre 2012 e 2015, a CENIC Aeronáutica desenvolveu, com apoio da FINEP, um sistema propulsivo elétrico para aeronaves leves, tendo especificado, projetado e ensaiado o sistema em solo exaustivamente. Visando aproveitar o potencial de mercado identificado na categoria de certificação ALE (Aeronave Leve Esportiva), a empresa pretende utilizar a base de conhecimento adquirida neste projeto para fabricar um protótipo de aeronave leve esportiva elétrica e desenvolver um sistema automático de auxílio à pilotagem para otimizar o desempenho em voo, maximizando o alcance e a autonomia. (AU)