Auxílio à pesquisa 18/12387-0 - Eventos científicos e de divulgação, Reuniões científicas - BV FAPESP
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VIII Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto

Processo: 18/12387-0
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 20 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 29 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Marcos Câmara de Castro
Beneficiário:Marcos Câmara de Castro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Eventos científicos e de divulgação  Reuniões científicas  Musicologia  Artigo científico  Produção científica  Composição musical 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artigo científico e produção artística | Composição como Pesquisa | Mestrado e Doutorado Profissionais | Performance como Pesquisa | Qualis Artístico | (Re)Discussão sobre as grandes áreas do conhecimento | Música na Universidade

Resumo

A música e as artes na universidade: publish or perish? A música na universidade não pode deixar de ser música, arte. Nem só a pesquisa garante a condição acadêmica da música. A composição e a performance são atividades acadêmicas que envolvem igualmente a pesquisa artística. Um mestrado profissional é mais adequado ao campo das artes porque deve priorizar a atividade artística profissional. A música na USP desde o Olivier Toni foi pensada no modelo da Hochschule alemã que preconiza que devemos ser avaliados pelo ensino e pela atividade artística prioritariamente.O que não exclui que haja também atividade de pesquisa. Mas de modo algum deve haver hierarquia, colocando a pesquisa acima da atividade artística. Uma faculdade de música só de "pesquisadores" e sem artistas será de pouca utilidade para a sociedade.A criação científica constrói uma teoria que é o resultado de um novo invento e, por conseguinte pode ser refutada por outra nova descoberta. A criação artística (não científica) não é uma teoria nem produz uma nova descoberta em sua essência estética, portanto, não pode ser contestada por uma nova descoberta.A diferença essencial entre as criações científicas e artísticas é que as primeiras resultam em teorias que são o resultado de novas formulações e que podem ser refutadas, enquanto as criações não científicas não são teorias, logo não podem ser refutadas. (AU)

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