Busca avançada
Ano de início
Entree

Laços de Wilson em teorias de Gauge e em holografia

Processo: 17/50435-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2018 - 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Convênio/Acordo: King's College London
Pesquisador responsável:Victor de Oliveira Rivelles
Beneficiário:Victor de Oliveira Rivelles
Pesq. responsável no exterior: Navad Drekker
Instituição no exterior: King's College London, Inglaterra
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Loop de Wilson  Teoria de Gauge  Holografia 

Resumo

Laços de Wilson representam umas das observáveis mais interessantes que podem ser estudadas em teorias de calibre. Eles são operadores não-locais associados à fase de uma partícula carregada que se propaga em um campo de calibre. Sendo não-locais, eles capturam informações globais sobre a teoria que sondam e, entre outras coisas, podem servir como parâmetros de ordem para transições de confinamento/deconfinamento e podem dar informações sobre a energia radiada por cargas aceleradas. Na teoria de Chern-Simons em três dimensões, o valor esperado dos laços de Wilson fornece invariantes topológicos de nós. Em teorias superssimétricas, os laços de Wilson são particularmente interessantes, pois podem ser calculados, às vezes, exatamente nos parâmetros da teoria, graças à localização superssimétrica. Tais resultados exatos podem ser úteis para verificar dualidades não- perturbativas, como a dualidade-S e dualidades entre teorias de gauge e teorias de cordas. No primeiro exemplo, um laço de Wilson pode ser mapeado para o seu dual de 't Hooft, enquanto no segundo exemplo ele pode ser mapeado, para acoplamento forte, a certas superfícies mínimas no interior do espaço de Anti de Sitter. Esta proposta visa aprimorar o nosso entendimento de laços de Wilson em teorias de gauge e em holografia. Iremos utilizar técnicas novas e técnicas estabelecidas para abordar problemas atuais nesse assunto. Planejamos entender deformações genéricas do laço de Wilson circular 1/2 BPS, incluindo a relação entre laços de Wilson e o programa do 'bootstrap' conforme. No lado holográfico, utilizaremos laços de Wilson coincidentes para resolver problemas nas propostas de ações de DSI não-Abelianas e generalizaremos resultados conhecidos para laços de Wilson em 4 dimensões para o caso 3-dimensional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COOKE, MICHAEL; DEKEL, AMIT; DRUKKER, NADAV; TRANCANELLI, DIEGO; VESCOVI, EDOARDO. Deformations of the circular Wilson loop and spectral (in)dependence. Journal of High Energy Physics, n. 1 JAN 9 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.