Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese, caracterização e estudos de interação com biomoléculas de complexos metálicos contendo ligantes biologicamente ativos: uma estratégia na preparação de novos agentes com atividades antibacterianas e antivirais

Processo: 18/12062-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2018 - 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Corbi
Beneficiário:Pedro Paulo Corbi
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Antibacterianos  Antivirais  Moléculas bioativas  Compostos de coordenação  Platina  Cobre  Prata 

Resumo

Doenças causadas por bactérias de diferentes espécies, assim como aquelas causadas por alguns tipos de vírus, tais como a gripe e a dengue, chamam a atenção pelos dados epidemiológicos alarmantes. Estima-se, por exemplo, o surgimento de 3 a 5 milhões de casos graves de gripe por ano e, aproximadamente, 290 a 650 mil mortes. Os sintomas causados pelos casos graves de gripe são semelhantes aos sintomas ocasionados pela dengue, que é uma infecção viral transmitida por mosquitos e que pode gerar complicações severas. A ocorrência de dengue tem aumentado continuamente nas últimas décadas e estima-se o surgimento de 390 milhões de casos por ano em mais de 100 países, expondo a uma situação de risco quase metade da população mundial. Na busca por novos complexos farmacologicamente ativos, um interesse particular tem surgido na interação de metais com fármacos antibacterianos já conhecidos e consolidados, como as sulfonamidas, e com aqueles utilizados como antivirais como os derivados do adamantano. Assim, a combinação de ligantes biologicamente ativos e metais de reconhecida ação antimicrobiana pode resultar em novos candidatos a fármacos com mecanismos de ação diferenciados e atividades sobre microrganismos em diferentes fases de crescimento ou divisão celular. Tais compostos poderiam levar também a uma diminuição da possibilidade de surgimento de resistência microbiana quando comparados aos fármacos livres. Neste projeto, serão abordadas a síntese e a caracterização de complexos metálicos de Ag(I), Cu(II), Pt(II) e Pd(II) com as sulfonamidas mafenida e sulfametazina, bem como a preparação de complexos com derivados do adamantano, tais como a rimantadina e a amantadina. Os complexos sintetizados serão caracterizados por um conjunto de análises químicas e espectroscópicas, com destaque para as espectroscopias no infravermelho, ressonância magnética nuclear de vários núcleos, difração de raios X de monocristais e espectrometria de massas de alta resolução. Os compostos serão estudados quanto às suas atividades antibacterianas sobre um conjunto de cepas Gram-positivas e Gram-negativas determinando-se os valores de concentração inibitória mínima, com destaque para a ação sobre o Mycobacterium tuberculosis. As atividades antivirais, com destaque para as espécies causadoras de doenças como a gripe, a dengue, a zika e a chikungunya serão avaliadas pelo método molecular de RT-PCR quantificando-se a carga viral. Posteriormente, estudos de citotoxicidade sobre diferentes tipos de células serão realizados para se avaliar a segurança, a seletividade e o potencial de aplicação dos compostos de interesse. Os compostos que se mostrarem ativos serão submetidos a procedimentos de interação com biomoléculas, tais como DNA e proteínas, para avaliação de seus potenciais alvos biológicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORMIO NUNES, JULIA H.; DE PAIVA, PAULA P.; RUIZ, ANA LUCIA T. G.; DE CARVALHO, JOAO ERNESTO; CORBI, PEDRO P. New findings on the antiproliferative activity of the silver(I) complex with 5-fluorouracil against human multi-resistant NCI/ADR-RES ovarian tumor cells. TOXICOLOGY IN VITRO, v. 60, p. 359-368, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.
FIORI-DUARTE, ANA THEREZA; BERGAMINI, FERNANDO R. G.; DE PAIVA, RAPHAEL ENOQUE E.; MANZANO, CARLOS M.; LUSTRI, WILTON R.; CORBI, PEDRO P. A new palladium(II) complex with ibuprofen: Spectroscopic characterization, DFT studies, antibacterial activities and interaction with biomolecules. Journal of Molecular Structure, v. 1186, p. 144-154, JUN 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.