Busca avançada
Ano de início
Entree

O Programa BIOTA-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular

Processo: 16/05843-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Temático
Vigência: 01 de setembro de 2018 - 31 de agosto de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Nelio Marco Vincenzo Bizzo
Beneficiário:Nelio Marco Vincenzo Bizzo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
Paulo Takeo Sano
Pesquisadores associados: Ana Maria Santos Gouw ; Fernanda Franzolin ; Hélio Elael Bonini Viana ; LEANDRO CAMPI PREARO ; Paulo Henrique Nico Monteiro ; Paulo Sérgio Garcia ; Simone Alves de Assis Martorano ; Thaís Cyrino de Mello Forato
Auxílios(s) vinculado(s):23/04841-1 - The 15th Conference of the European Science Educationa Research Associaton (ESERA), AR.EXT
Bolsa(s) vinculada(s):21/14475-7 - Nutrindo com a biodiversidade: proposta de uma transposição didática para o ensino das plantas alimentícias não convencionais (panc), BP.MS
22/15212-2 - Gerenciamento, difusão e colaboração de website e aplicativo para fomentar o conhecimento sobre biodiversidade nativa, BP.TT
22/12957-7 - O website "Biota-Educação do Edevo-Darwin" como ferramenta de engajamento de estudantes de Ensino Fundamental II com a biodiversidade e sua conservação, BP.PD
+ mais bolsas vinculadas 22/00461-7 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região da grande São Paulo sobre Biodiversidade, BP.IC
21/11033-3 - O programa Biota-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular, BP.TT
21/11040-0 - Biota-FAPESP e a educação básica, BP.TT
21/08454-7 - Possibilities and challenges between the knowledge generated under the BIOTA/FAPESP program and students' interests for biodiversity in Rio Claro region, state of São Paulo, BP.IC
21/08510-4 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região de Campinas do estado de São Paulo sobre biodiversidade, BP.IC
21/08512-7 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região de Marília do estado de São Paulo sobre biodiversidade, BP.IC
21/08511-0 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da Grande São Paulo sobre biodiversidade, BP.IC
21/08527-4 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região de Araraquara do estado de São Paulo sobre biodiversidade, BP.IC
21/08508-0 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região de Ribeirão Preto do estado de São Paulo sobre biodiversidade, BP.IC
21/08377-2 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região de Marília do estado de São Paulo sobre biodiversidade, BP.IC
21/08383-2 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região de Campinas do estado de São Paulo sobre biodiversidade, BP.IC
21/08386-1 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região de Campinas do Estado de São Paulo sobre Biodiversidade., BP.IC
21/08451-8 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região da grande São Paulo sobre biodiversidade, BP.IC
21/00589-0 - Biota-FAPESP e a Educação Básica, BP.TT
20/10757-5 - BIOTA-FAPESP e a educação básica, BP.TT
20/09031-0 - Biodiversidade marinha na Educação básica: pesquisas visando a integração curricular do conhecimento gerado no âmbito do programa Biota/FAPESP, BP.PD
20/07961-0 - O ensino da biodiversidade brasileira em uma perspectiva evolutiva: subsídios para a construção de materiais didáticos no âmbito do projeto temático Biota-FAPESP na educação básica, BP.PD - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Educação escolar básica  Conservação da biodiversidade  Diversidade genética  Evolução biológica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | Diversidade Genética | Ensino de evolução | Evolução Biológica | Ensino de Evolução Biológica / Biodiversidade

Resumo

O Programa BIOTA-FAPESP, considerado um dos maiores programas de pesquisa relacionados à conservação da biodiversidade no Brasil, têm gerado um banco de dados extenso, que subsidia ações relacionadas ao manejo e conservação de áreas específicas do estado. Ações direcionadas ao uso e divulgação dos dados gerados pelo Programa BIOTA em escolas de educação básica pode se constituir uma alternativa para que os resultados do projeto alcancem não apenas as áreas de conservação, mas também as pessoas que nelas vivem, e muitas outras. Este projeto de pesquisa tem como proposta a utilização do banco de dados do Programa BIOTA como base para confecção de material didático destinado à discussão da biodiversidade e sua conservação, explorando possibilidades de inserção curricular na educação básica, tendo como ensejo as novas demandas educativas promotoras de um futuro sustentável. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (11)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISTINE SANTOS DE SOUZA DA SILVA; TANIA RENATA PROCHNOW; GIUSEPPE PELLEGRINI; NELIO BIZZO. Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais. Ciência e Educação, v. 26, . (16/05843-4)
ANDRINO, CAROLINE OLIVEIRA; COSTA, FABIANE NEPOMUCENO; HENSOLD, NANCY; RAMOS, RENATO; SANO, PAULO TAKEO. Paepalanthus (Eriocaulaceae) of the Brazilian Flora: Nomenclatural Survey Reveals Twenty-Five New Synonyms and Widely Applied Illegitimate Names. SYSTEMATIC BOTANY, v. 47, n. 3, p. 7-pg., . (16/05843-4)
FRANZOLIN, FERNANDA; GARCIA, PAULO S.; BIZZO, NELIO. Amazon conservation and students' interests for biodiversity: The need to boost science education in Brazil. SCIENCE ADVANCES, v. 6, n. 35, . (16/05843-4)
OLIVEIRA, GRACIELA DA SILVA; PELLEGRINI, GIUSEPPE; LUVISON ARAUJO, LEONARDO AUGUSTO; BIZZO, NELIO. Acceptance of evolution by high school students: Is religion the key factor?. PLoS One, v. 17, n. 9, p. 25-pg., . (16/05843-4, 20/07961-0)
GONELLA, PAULO MINATEL; SANO, PAULO TAKEO; RIVADAVIA, FERNANDO; FLEISCHMANN, ANDREAS. A synopsis of the genus Drosera (Droseraceae) in Brazil. PHYTOTAXA, v. 553, n. 1, p. 76-pg., . (16/05843-4)
FRANZOLIN, FERNANDA; CARVALHO, GRACA S.; SANTANA, CAROLINA MARIA BOCCUZZI; CALEGARI, ANDREIA DOS SANTOS; ALMEIDA, ESTER APARECIDA ELY DE; SOARES, JOAO PAULO REIS; JORGE, JESSICA; NEVES, FRANCIELE DUTRA DAS; LEMOS, ERIKA ROMANHOLO SILVA. Students' Interests in Biodiversity: Links with Health and Sustainability. SUSTAINABILITY, v. 13, n. 24, . (16/05843-4, 19/08689-4, 18/21756-0)
LUVISON ARAUJO, LEONARDO AUGUSTO; DOS SANTOS ALITTO, RENATA APARECIDA. Teaching native biodiversity: an exploratory study with Brazilian teachers. JOURNAL OF BIOLOGICAL EDUCATION, . (20/09031-0, 16/05843-4, 20/07961-0)
ANTAR, GUILHERME MEDEIROS; PIVELLO, VANIA REGINA; GEROLAMO, CAIAN SOUZA; NOGUEIRA, ANSELMO; SANO, PAULO TAKEO. Herb-subshrub diversity in open savanna sites with distinct fire regimes in the Jalapao region, Brazil. JOURNAL OF TROPICAL ECOLOGY, v. N/A, p. 9-pg., . (16/05843-4, 14/01851-7, 19/19544-7)
PAULI, MARIA; PEIXOTO, ARIANE LUNA; MORAES, ANA PAULA; ZAVATIN, DANILO ALVARENGA; NEGRAO, RAQUEL; SANO, PAULO TAKEO; DE LIRIO, ELTON JOHN. A new endangered species of Mollinedia (Monimiaceae, Laurales) endemic to the Atlantic forest in the state of Espirito Santo, Brazil, supported by morphology and genome size estimation. Acta Botanica Brasilica, v. 37, p. 12-pg., . (22/05890-3, 16/05843-4)
ANDRINO, CAROLINE OLIVEIRA; COSTA, FABIANE NEPOMUCENO; SIMON, MARCELO FRAGOMENI; MISSAGIA, RAFAELA VELLOSO; SANO, PAULO TAKEO. Eriocaulaceae: A new classification system based on morphological evolution and molecular evidence. Taxon, v. 72, n. 3, p. 35-pg., . (16/05843-4)
SERRANO, HELENA; DAMIANO, CECILIA J. S.; ALITTO, RENATA A. S.; GUILHERME, PABLO D. B.; CERQUEIRA, WALTER R. P.; MENDONCA, JOEL B.; TAVARES, MARCOS; BORGES, MICHELA. A new species of Ophiocoma (Echinodermata: Ophiuroidea) from Archipelago Trindade and Martin Vaz, Southeastern Atlantic, and redescription of Ophiocoma echinata. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, v. 103, p. 16-pg., . (20/09031-0, 18/10313-0, 19/01620-9, 19/05997-0, 16/05843-4, 16/50373-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: