Busca avançada
Ano de início
Entree

O Programa BIOTA-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular

Processo: 16/05843-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Temático
Vigência: 01 de setembro de 2018 - 31 de agosto de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Nélio Marco Vincenzo Bizzo
Beneficiário:Nélio Marco Vincenzo Bizzo
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
Paulo Takeo Sano
Pesq. associados: Ana Maria Santos Gouw ; Fernanda Franzolin ; Hélio Elael Bonini Viana ; LEANDRO CAMPI PREARO ; Paulo Henrique Nico Monteiro ; Paulo Sérgio Garcia ; Simone Alves de Assis Martorano ; Thaís Cyrino de Mello Forato
Bolsa(s) vinculada(s):21/08377-2 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região de Marília do Estado de São Paulo sobre Biodiversidade., BP.IC
21/08383-2 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região de Campinas do Estado de São Paulo sobre Biodiversidade., BP.IC
21/08386-1 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região de Campinas do Estado de São Paulo sobre Biodiversidade., BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 21/08451-8 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região da grande São Paulo sobre Biodiversidade., BP.IC
21/08454-7 - Possibilities and challenges between the knowledge generated under the BIOTA/FAPESP program and students' interests for biodiversity in Rio Claro region, state of São Paulo, BP.IC
21/08510-4 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região de Campinas do Estado de São Paulo sobre Biodiversidade., BP.IC
21/08512-7 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região de Marília do Estado de São Paulo sobre Biodiversidade., BP.IC
21/08511-0 - Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da Grande São Paulo sobre Biodiversidade., BP.IC
21/00589-0 - Biota-FAPESP e a Educação Básica, BP.TT
20/09031-0 - Biodiversidade marinha na Educação básica: pesquisas visando a integração curricular do conhecimento gerado no âmbito do programa Biota/FAPESP, BP.PD
20/10757-5 - BIOTA-FAPESP e a educação básica, BP.TT
20/07961-0 - O ensino da biodiversidade brasileira em uma perspectiva evolutiva: subsídios para a construção de materiais didáticos no âmbito do projeto temático Biota-FAPESP na educação básica, BP.PD - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Educação escolar básica  Conservação da biodiversidade  Diversidade genética  Evolução biológica 

Resumo

O Programa BIOTA-FAPESP, considerado um dos maiores programas de pesquisa relacionados à conservação da biodiversidade no Brasil, têm gerado um banco de dados extenso, que subsidia ações relacionadas ao manejo e conservação de áreas específicas do estado. Ações direcionadas ao uso e divulgação dos dados gerados pelo Programa BIOTA em escolas de educação básica pode se constituir uma alternativa para que os resultados do projeto alcancem não apenas as áreas de conservação, mas também as pessoas que nelas vivem, e muitas outras. Este projeto de pesquisa tem como proposta a utilização do banco de dados do Programa BIOTA como base para confecção de material didático destinado à discussão da biodiversidade e sua conservação, explorando possibilidades de inserção curricular na educação básica, tendo como ensejo as novas demandas educativas promotoras de um futuro sustentável. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Material didático com conteúdo local pode estimular aprendizado e conservação 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANZOLIN, FERNANDA; GARCIA, PAULO S.; BIZZO, NELIO. Amazon conservation and students' interests for biodiversity: The need to boost science education in Brazil. SCIENCE ADVANCES, v. 6, n. 35 AUG 2020. Citações Web of Science: 0.
CRISTINE SANTOS DE SOUZA DA SILVA; TANIA RENATA PROCHNOW; GIUSEPPE PELLEGRINI; NELIO BIZZO. Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais. Ciência e Educação, v. 26, p. -, 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.