Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do material cerâmico, cimento e tipo de substrato na qualidade estética da restauração e nas propriedades dos materiais resinosos

Processo: 18/07530-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2018 - 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Paulo Henrique dos Santos
Beneficiário:Paulo Henrique dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Pesquisadores associados:André Luiz Fraga Briso ; Carlos José Leopoldo Constantino ; Getúlio de Vasconcelos
Assunto(s):Cerâmicas  Cimentação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cerâmica | Cimentaçao | Materiais Odontológicos

Resumo

O objetivo deste estudo in vitro será avaliar a influência do material cerâmico, cimento e tipo de substrato na qualidade estética da restauração e nas propriedades dos materiais resinosos. O trabalho será dividido em três objetivos específicos: 1. Avaliar a alteração de cor de restaurações cerâmicas: dissilicato de lítio (e.max CAD), monossilicato de lítio (Celtra Duo) e cerâmica híbrida (Vita-Enamic CAD), sobrepostas em diferentes substratos (metal, zircônia e esmalte), com pastas de prova try-in e cimentadas com diferentes tipos de cimentos resinosos (RelyX Veneer, Variolink Esthetic LC e RelyX Ultimate); 2. Avaliar a alteração cromática de diferentes restauraçoes cerâmicas: dissilicato de lítio (e.max CAD), monossilicato de lítio (Celtra Duo) e cerâmica híbrida (Vita-Enamic CAD) em diferentes espessuras (0,3mm à 2,0mm), cimentados em esmalte bovino, com variação da potência do fotopolimerizador, submetidos ao envelhecimento UV e 3. Avaliar as propriedades mecânicas e grau de conversão dos cimentos resinosos RelyX Veneer, Variolink Esthetic LC e RelyX Ultimate, em função de diferentes espessuras de materiais cerâmicos (0,3 mm a 2,0 mm), com variação na potência do fotopolimerizador. Os dados serão submetidos a testes estatísticos de normalidade, homogeneidade das variâncias e testes específicos para comparação entre as médias (±=0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
UMEDA SUZUKI, THAIS YUMI; GALLEGO, JUNO; ASSUNCAO, WIRLEY GONCALVES; FRAGA BRISO, ANDRE LUIZ; DOS SANTOS, PAULO HENRIQUE. Influence of silver nanoparticle solution on the mechanical properties of resin cements and intrarradicular dentin. PLoS One, v. 14, n. 6, . (12/12771-9, 12/09721-0, 18/07530-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.