Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e atividade antituberculose de novos derivados N-óxidos planejados para o tratamento da tuberculose multirresistente

Processo: 18/11079-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2018 - 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Jean Leandro dos Santos
Beneficiário:Jean Leandro dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesq. associados:Fernando Rogério Pavan
Assunto(s):Mycobacterium tuberculosis  Tuberculose 

Resumo

Há alguns anos a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu como umas das metas a erradicação da tuberculose até o ano 2015. Aquém desse objetivo, chegamos ao ano de 2016 com 10.4 milhões de novos casos de tuberculose (TB) e 1.3 milhão de mortes no mundo. O surgimento de cepas resistentes é um dos fatores que justificam a dificuldade de se atingir a meta proposta pela OMS. O aumento do número de casos de TB multirresistente a fármacos (MDR-TB) e TB extensivamente resistente a fármacos (XDR-TB) associado à elevadas taxas de mortalidade, dificuldades de tratamento e os altos custos são desafios vigentes. A bedaquilina é o único fármaco aprovado pela agência norte americana Food and Drug Administration (FDA) para tratamento da MDR-TB e XDR-TB, entretanto, cepas resistentes a esta fármaco já tem sido caracterizadas justificando a necessidade da descoberta de novos fármacos. Há mais de 10 anos, nosso grupo de pesquisa busca identificar compostos com atividade antituberculose. Por meio de screening de uma biblioteca contendo milhares de moléculas identificamos derivados benzofuroxanos com potente atividade anti-TB contra cepas H37Rv e isolados clínicos multirresistentes com valores de concentração inibitória mínima (CIM90) variando entre 1.44 ¼M e 62 ¼M. Estudos de transcriptômica revelaram que o provável mecanismo de ação destas moléculas se dê através da inibição da síntese de proteínas. Neste projeto, propomos a otimização do derivado benzofuroxano utilizando a estratégia de modificação molecular a fim de identificar novos candidatos à fármacos contra TB. As moléculas serão sintetizadas, caracterizadas e avaliadas contra cepas de Mycobacterium tuberculosis (MTB) H37Rv e isolados clínicos multirresistentes caracterizados fenotipicamente e genotipicamente. Além disso, serão investigados a atividade intramacrofágica de MTB H37Rv em macrófagos de murinos J774A.1 e a capacidade dos compostos em inibir a síntese de proteínas de MTB. Para o composto mais ativo, será realizado estudos in vivo usando camundongos infectados a fim de avaliar a eficácia dos compostos em modelo animal. Espera-se neste estudo identificar novos compostos que sejam uma alternativa ao tratamento de tuberculose multirresistente e/ou que possam melhorar o tratamento atual. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS FERNANDES, GUILHERME FELIPE; DENNY, WILLIAM ALEXANDER; DOS SANTOS, JEAN LEANDRO. Boron in drug design: Recent advances in the development of new therapeutic agents. EUROPEAN JOURNAL OF MEDICINAL CHEMISTRY, v. 179, p. 791-804, OCT 1 2019. Citações Web of Science: 0.
DOS SANTOS FERNANDES, GUILHERME FELIPE; FERNANDES, BARBARA COLATTO; VALENTE, VALERIA; DOS SANTOS, JEAN LEANDRO. Recent advances in the discovery of small molecules targeting glioblastoma. EUROPEAN JOURNAL OF MEDICINAL CHEMISTRY, v. 164, p. 8-26, FEB 15 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.