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Sistema de pesagem embarcado em tempo real e de alerta contra capotamento para caminhões

Processo: 16/21893-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de setembro de 2018 - 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Mauricio Eiji Nakai
Beneficiário:Mauricio Eiji Nakai
Empresa:Pondera Engenharia Ltda
CNAE: Serviços de engenharia
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
Município: São Carlos
Pesq. associados:Lucas Barbosa Marcos
Bolsa(s) vinculada(s):18/21355-5 - Sistema de pesagem embarcado em tempo real e de alerta contra capotamento para caminhões, BP.PIPE
Assunto(s):Segurança veicular  Sistemas embarcados  Caminhões 

Resumo

O peso da carga é uma variável crítica para veículos de transporte, já que a sobrecarga pode causar danos à sua estrutura. Portanto é importante, por exemplo, que os fabricantes de automóveis tenham conhecimento do peso da carga efetiva que seus caminhões estão transportando. A garantia do veículo deve estar condicionada a sua utilização dentro dos parâmetros de projeto. Como o peso do caminhão causa danos ao pavimento, a sua medição também é uma variável importante para administradoras de rodovias e transportadoras. Os motoristas também enfrentam problemas com o tempo gasto nas filas das balanças. Ainda, a massa do veículo é um parâmetro vital para sistemas de segurança contra capotamento, já que peso e centro de gravidade interferem diretamente na dinâmica veicular. Assim, o objetivo deste projeto é desenvolver e implementar um sistema para estimar o peso de um caminhão on-board para, de maneira unificada: manter um registro interno do peso do veículo para ser utilizado pelo sistema de detecção de capotamento; transmitir em tempo real está estimativa de peso para uma administradora de rodovia em um pedágio ou para uma central de monitoramento de uma transportadora, por um sistema de comunicação a ser desenvolvido. Por meio de métodos de modelagem dinâmica, filtragem linear e não-linear, unidades de medida inercial e comunicação com CAN (Controller Area Network), pretende-se entregar neste projeto: uma medição de peso baseada em estimativa cuja margem de erro seja suficientemente desprezível para aplicações de segurança estrutural do caminhão e segurança do pavimento; um método de alerta de capotagem sensível ao peso do caminhão e à velocidade e que forneça o alerta com uma antecedência superior à dos métodos encontrados na literatura sobre o tema (que se aproxima de três segundos); um dispositivo financeiramente viável, que englobe medição de peso e alerta de capotamento com armazenamento e comunicação de dados confiáveis, sendo medidas úteis para atuadores automáticos de prevenção de capotamento, podendo ser instalado em qualquer caminhão que tenha CAN. Uma vez desenvolvido, com possibilidade de ser patenteável, espera-se que o produto contribua significativamente para o aumento da segurança dos caminhoneiros, para a preservação da estrutura dos veículos, para prover meios de controle mais precisos para as montadoras no momento de fornecer a garantia do produto. Portanto, existe a possibilidade de se tornar um equipamento de segurança obrigatório. (AU)