Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico (SMH) baseado em produtos de sensoriamento remoto

Resumo

A chuva é a principal responsável pelo abastecimento e manutenção das águas dos rios, lagos, barragens e reservatórios no Brasil. Assim, a estimativa de chuva a partir de satélites torna-se uma excelente ferramenta de monitoramento deste recurso para diversas regiões do país onde a rede pluviométrica é esparsa e os radares não cobrem a totalidade do território. A constelação de satélites GPM (Global Precipitation Measurement), cuja principal peça e o satélite GPM, estão gerando o desenvolvimento de metodologias mais precisas para a estimativa de precipitação. Por outro lado, o conhecimento do ciclo diário da precipitação (CDP) é de fundamental importância para entender os mecanismos físicos e/ou dinâmicos específicos associados com a distribuição espacial e temporal da precipitação. A principal dificuldade para entender esses processos é a falta de informações pluviométricas na escala temporal de horas e baixa representatividade espacial e temporal desses dados. Este projeto propõe aprofundar o conhecimento do CDP a partir de metodologias que usam dados da constelação GPM e dados de pluviômetros sobre América do Sul. Espera-se que, a partir dos resultados desta pesquisa, ter um conhecimento mais preciso sobre os horários preferenciais em que a chuva ocorre sobre o Brasil e, portanto, tornando-se numa informação útil para desenvolver estudos sobre variabilidade climática e, por outro lado, desenvolver um sistema de informação geográfica (SIG) interativo com informações históricas e em tempo real das precipitações estimadas por satélite e ajustadas por pluviômetros dos últimos 15 anos para os municípios e bacias hidrográficas do Brasil e disponibilizar esses dados a todos os usuários interessados, principalmente os Gestores Públicos das diversas esferas governamentais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROZANTE, JOSE ROBERTO; GUTIERREZ, ENVER RAMIREZ; FERNANDES, ALEX DE ALMEIDA; VILA, DANIEL A. Performance of precipitation products obtained from combinations of satellite and surface observations. International Journal of Remote Sensing, v. 41, n. 19, p. 7585-7604, OCT 1 2020. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.