Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de bacteriocina por Lactobacillus plantarum ST16Pa em formulações de soro de leite suplementado

Processo: 18/14822-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de outubro de 2018 - 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ricardo Pinheiro de Souza Oliveira
Beneficiário:Ricardo Pinheiro de Souza Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lactobacillus plantarum 

Resumo

O soro, o principal subproduto da indústria de laticínios, é freqüentemente descartado no meio ambiente sem qualquer tratamento, porque esse processo é muito caro. Alternativamente, o soro de leite pode ser usado como meio de cultura de bactérias lácticas (LAB) e produzir produtos de valor agregado, como as bacteriocinas. Neste trabalho, tentamos melhorar a produção de bacteriocinas por Lactobacillus plantarum ST16Pa em uma formulação de soro em pó suplementada com fontes adicionais de carbono, nitrogênio e vitamina em diferentes níveis e variando a intensidade de agitação de acordo com um planejamento experimental de Plackett & Burman (PB). Apenas a adição de triptona impactou positivamente a produção desta bacteriocina. Os resultados permitiram identificar uma formulação de soro de leite suplementada, composta de 150g / L de soro total mais 10g / L de triptona e extrato de soja, cuja fermentação por L. plantarum ST16Pa em frascos agitados sob agitação de 150 rpm levou a uma ausência de células. sobrenadante (CFS) com atividade antimicrobiana contra Listeria innocua 6a CLIST 2865 (zona de inibição de 13,23 mm) próximo ao obtido anteriormente em meio Man Rogosa e Sharpe (MRS) por outros autores. Estes resultados são significativos, considerando que a mesma cepa cultivada em soro de queijo não apresentou anteriormente nenhuma atividade antimicrobiana. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SABO, SABRINA S.; CONVERTI, ATTILIO; ICHIWAKI, SIMONE; OLIVEIRA, RICARDO P. S. Bacteriocin production by Lactobacillus plantarum ST16Pa in supplemented whey powder formulations. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 102, n. 1, p. 87-99, JAN 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.