Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos ecológicos na dinâmica da biodiversidade em tempo profundo

Processo: 18/05462-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2018 - 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Tiago Bosisio Quental
Beneficiário:Tiago Bosisio Quental
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Charles Marshall ; Daniele Silvestro ; Gustavo Burin Ferreira ; Laura Rodrigues Vieira de Alencar
Bolsa(s) vinculada(s):19/16233-0 - Criação e curadoria das rotinas computacionais utilizadas para estudar a dinâmica da diversificação, BP.TT
Assunto(s):Biodiversidade  Processos ecológicos e ambientais  Filogenia  Bioestatística  Extinção biológica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diversificação | Especiação | extinção | macroevolução

Resumo

Diferenças temporais, espaciais e entre linhagens da biodiversidade compõem a história da vida. Documentar como o número de espécies varia é uma descrição de primeira ordem, mas para compreendermos plenamente a biodiversidade, precisamos entender como as taxas de especiação e extinção variam ao longo do tempo, entre linhagens, e quais fatores controlam essa dinâmica. Na última década presenciamos o desenvolvimento de novas ferramentas estatísticas para inferir dinâmicas de diversificação a partir do registro fóssil e de dados moleculares, porém apenas muito recentemente observamos de forma mais direta a inclusão de processo ecológicos a modelos macroevolutivos. Uma perspetiva temporal profunda (aqui definida como um período de tempo de milhões de anos) da dinâmica da biodiversidade costuma apresentar uma visão polarizada a respeito dos controles de biodiversidade, atribuindo mudanças drásticas da diversidade a fatores abióticos e relegando um papel secundário para interações bióticas. Isso não parece surpreendente, dada a dificuldade em documentar interações bióticas em tempo profundo. O projeto em questão pretende utilizar e desenvolver novas ferramentas estatísticas que permitam uma melhor compreensão dos fatores bióticos e abióticos (e sua provável interação) na dinâmica de especiação e extinção. Serão utilizados dados do registro fóssil, filogenias moleculares, e dados de ecologia e morfologia, assim como ferramentas da paleontologia analítica e métodos comparativos filogenéticos. Os modelos de estudo serão diferentes grupos de vertebrados, com ênfase em mamíferos e aves. Os resultados empíricos ajudarão a desenvolver uma nova teoria sobre processos de equilíbrio e de não equilíbrio, e a entender como diferentes mecanismos operam para regular a biodiversidade em tempo profundo. Mais especificamente, serão investigados o efeito de interações interespecíficas, e de mudanças graduais na área do ambiente, na dinâmica da biodiversidade. De forma mais ampla os resultados irão nos auxiliar a entender como os processos ecológicos que operam em um curto intervalo de tempo de tempo se manifestam em escala de tempo macroevolutivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALENCAR, LAURA RODRIGUES VIEIRA DE; QUENTAL, TIAGO BOSISIO. Linking population-level and microevolutionary processes to understand speciation dynamics at the macroevolutionary scale. ECOLOGY AND EVOLUTION, v. 11, n. 11, p. 5828-5843, . (18/05462-6, 16/14292-1)
PETRUCCI, BRUNO DO ROSARIO; JANUARIO, MATHEUS; QUENTAL, TIAGO. paleobuddy: An R package for flexible simulations of diversification and fossil sampling. METHODS IN ECOLOGY AND EVOLUTION, v. 13, n. 12, p. 7-pg., . (18/05462-6, 19/16233-0, 21/06780-4)
BURIN, GUSTAVO; GUIMARAES JR, PAULO R.; QUENTAL, TIAGO B.. Macroevolutionary stability predicts interaction patterns of species in seed dispersal networks. Science, v. 372, n. 6543, p. 733+, . (18/04821-2, 12/04072-3, 14/03621-9, 18/14809-0, 18/05462-6)
ALENCAR, LAURA R. V.; QUENTAL, TIAGO B. B.. Geographical and ecological drivers of coexistence dynamics in squamate reptiles. GLOBAL ECOLOGY AND BIOGEOGRAPHY, v. N/A, p. 15-pg., . (18/05462-6, 21/06780-4, 16/14292-1)
JANUARIO, MATHEUS; QUENTAL, TIAGO B.. Re-evaluation of the "law of constant extinction" for ruminants at different taxonomical scales. Evolution, v. 75, n. 3, p. 16-pg., . (12/04072-3, 18/05462-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.