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Atualização e verificação da aplicabilidade de um instrumento de avaliação da percepção musical em crianças com deficiência auditiva usuárias de dispositivos eletrônicos

Processo: 17/26500-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2018 - 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Natália Barreto Frederigue Lopes
Beneficiário:Natália Barreto Frederigue Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Pesq. associados:Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
Assunto(s):Crianças  Implante da cóclea  Música  Perda auditiva  Audiologia  Auxiliares de audição 

Resumo

A música desempenha um papel fundamental no estabelecimento das habilidades comunicativas, uma vez que é uma poderosa ferramenta para transmitir emoção e identificar pistas emocionais. A literatura descreve a necessidade da utilização de medidas subjetivas e objetivas para avaliar a percepção e apreciação musical em crianças implantadas. Diversos testes são propostos internacionalmente, os quais avaliam diferentes aspectos relacionados à percepção musical. Todavia, poucos são os instrumentos padronizados na língua portuguesa e aplicáveis na rotina clínica. Este estudo tem como objetivos, atualizar o teste Avaliação do Reconhecimento de Melodias Tradicionais em Crianças (ARMTC), verificar sua aplicabilidade para avaliar a percepção musical em crianças com deficiência auditiva usuárias de implante coclear (IC) e disponibilizar o teste on line para os profissionais da área da Audiologia. Será desenvolvido um estudo clínico transversal ao longo de 24 meses no Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (USP), seguindo as etapas: atualização do teste ARMTC e aplicação em crianças com deficiência auditiva usuárias de implante coclear. (AU)