Busca avançada
Ano de início
Entree

O ensino da fé cristã na Península Ibérica (sécs. XIV e XV)

Processo: 17/11111-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de outubro de 2018 - 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Leandro Alves Teodoro
Beneficiário:Leandro Alves Teodoro
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi ; Rui Luis Rodrigues
Bolsa(s) vinculada(s):19/18585-1 - O combate à superstição nas terras de Castela: a obra de d. Lope de Barrientos, BP.IC
18/24226-1 - Organização das obras em língua portuguesa do bando de dados, BP.TT
18/20154-6 - A manutenção de um banco de dados, BP.TT
18/19576-3 - A aprendizagem dos preceitos elementares da Fe católica no mundo ibérico (sécs. XIV e XV), BP.JP
Assunto(s):Idade Média  Religiões  Religiões cristãs  Cristianismo  História ibérica  Ensino e aprendizagem  Livros  Portugal  Castela (Espanha) 

Resumo

O grupo "O ensino da fé cristã na Península Ibérica (sécs. XIV e XV)" surgiu da necessidade de criar uma linha de pesquisa no Estado de São Paulo estruturada em torno de uma história do fazer crer e das formas possíveis de crença nos séculos XIV e XV, período que marca o fortalecimento das dioceses ibéricas. Envolvendo pesquisadores em diferentes níveis de formação - incluindo doutores experientes em trabalhos técnicos e em estudos medievais -, esse grupo investirá em dois alvos bastante delimitados: de um lado, catalogar vocábulos que conferiam sentido aos eixos moralizantes da proposta pastoral das dioceses ibéricas; de outro, esquadrinhar o papel dos livros agenciados para a divulgação dos rudimentos da fé. Além disso, as pesquisas individuais e coletivas também enfatizarão a maneira pela qual os cristãos deveriam memorizar as palavras veiculadas pelos manuais de confessores, opúsculos pastorais, recolhas de exempla e sermões, gêneros que constituirão o corpus documental do laboratório. Como produtos principais, o grupo dedicar-se-á a confeccionar uma antologia de opúsculos e um banco de dados on-line em que livros pastorais serão catalogados. Ao serializar a produção pastoral de Portugal e Castela, uma das principais metas do grupo é, portanto, estimular desde o trabalho de edição de fontes até estudos dos modos do fazer crer, isto é, dos jogos de ensino e aprendizagem das bases elementares da moral cristã. (AU)

Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (1 total):
I Seminário do Grupo "O Ensino da Fé Cristã na Península Ibérica (sécs. XIV e XV)" 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JEAN-CLAUDE SCHMITT; LEANDRO ALVES TEODORO. Trajetos e escolhas de Jean-Claude Schmitt. História, Ciências, Saúde : Manguinhos, v. 26, n. 2, p. 643-648, Abr. 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.