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IFSC/CCP4 macromolecular Crystallography school 2018: from data processing to structure Refinement and beyond

Processo: 18/16045-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 12 de novembro de 2018 - 22 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:João Renato Carvalho Muniz
Beneficiário:João Renato Carvalho Muniz
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Difração por raios X  Biologia estrutural  Cristalografia 

Resumo

Marcante em suas edições, são convidados diversos professores e pesquisadores líderes em suas respectivas áreas, especialistas em desenvolvimento de métodos de ponta em cristalografia de proteínas e biologia estrutura.Resumidamente, ao longo dos 11 dias de duração da Escola, o idioma utilizado, por todos, será o inglês, em todas as atividades. Palestras são alocadas em todos os dias do evento, principalmente, nas manhãs e as aulas tutoriais e trabalhos práticos, às tardes. As aulas práticas são dedicadas a resolver problemas genuínos trazidos pelos estudantes (a partir dos dados de difração de raios X). Na ausência de dados cristalográficos, os alunos recebem prontamente dados experimentais desafiadores providos pelos organizadores do curso, de modo a poder seguir os tutoriais e tentar resolver as estruturas durante as sessões de resolução de problemas.Duas sessões de "Burning questions", distribuídas ao longo da Escola e uma sessão de cartazes/workshop (baseada nos projetos científicos dos estudantes) reforçaram os intensos momentos de ativas discussões. Os cartazes ficarão expostos durante todo o curso, estimulando a continuação das interações entre os participantes.É importante salientar que a maioria dos programas computacionais usados durante a Escola, (muitos deles sendo os mais amplamente usados pela comunidade acadêmica internacional em cristalografia de macromoléculas), é apresentada diretamente pelos próprios desenvolvedores, o que constituiu uma oportunidade única de interação e aprendizado. (AU)

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