Auxílio à pesquisa 17/11541-3 - Doenças periodontais, Neoplasias bucais - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

EFEITOS DA ADMINISTRAÇÃO DE PROBIÓTICO Bifidobacterium animalis subsp. lactis HN019 NA PROGRESSÃO DA DOENÇA PERIODONTAL INDUZIDA POR LIGADURA EM RATOS SUBMETIDOS A QUIMIOTERAPIA

Processo: 17/11541-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Luciana Prado Maia
Beneficiário:Luciana Prado Maia
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Presidente Prudente , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Michel Reis Messora
Assunto(s):Doenças periodontais  Neoplasias bucais  Probióticos  Quimioterapia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenças Periodontais | Neoplasias bucais | probioticos | quimioterapia | Periodontia

Resumo

O tratamento quimioterápico aumenta a severidade da periodontite e compromete o resultado do tratamento. Os probióticos surgiram como alternativa para o tratamento das patologias bucais, podendo modular a resposta imune do hospedeiro e modificar o ambiente bacteriano. O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos da administração do probiótico (PROB) Bifidobacterium animalis subsp. lactis HN019 na progressão periodontite experimental (PE) em ratos submetidos a quimioterapia (5-fluorouracil - 5-FU) através de análises morfométrica, histomorfométrica, microtomográfica, imunohistoquímica, imunoenzimática e de expressão gênica. Serão utilizados 80 ratos machos, divididos nos seguintes grupos: controle (C); tratamento somente com 5-FU (5FU) (60 mg/kg no dia da indução da PE e 40 mg/kg após 48hs); tratamento somente com PROB (HN019) (diariamente por 44 dias, iniciando 30 antes antes da indução da PE); tratamento com 5-FU e PROB (5FU-HN019); somente PE (PE) (ligadura nos primeiros molares inferiores, mantida por 14 dias); PE e tratamento com 5-FU (PE-5FU); PE e tratamento com PROB (PE-HN019); e PE e tratamento com 5-FU e PROB (PE-5FU-HN019). Todos os animais serão eutanasiados 44 dias após o início do experimento e serão coletados biofilme oral, tecido gengival, hemi-mandíbulas, intestino e fezes. Para os dados com distribuição normal será utilizado Análise de Vairância (ANOVA), seguido pelo teste post-hoc de Tukey. Para os dados com distribuição não normal será utilizado Kruskal-Wallis, seguido pelo teste post-hoc de Dunn. Espera-se com esse estudo demonstrar que o uso de probióticos poderá ser considerado um importante aliado na prevenção da doença periodontal em indivíduos submetidos à quimioterapia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAIA, LUCIANA PRADO; DE ALMEIDA SILVA LEVI, YARA LOYANNE; FELIX SILVA, PEDRO HENRIQUE; WONS, LUANA CARLA; PITELLI, LIVIA PIZZO; DE CASTRO, JESSICA GOULART; DOLENS, EDER DA SILVA; GREGORIO, DANIELLE; STRAIOTO, FABIANA GOUVEIA; SANTINONI, CAROLINA DOS SANTOS; et al. Impact of Bifidobacterium animalis subsp. lactis HN019 probiotic in the prevention of periodontitis associated with immunosuppression. Journal of Periodontology, v. N/A, p. 16-pg., . (17/20672-4, 17/11541-3)