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Reflexões sobre a educação bilíngue de surdos em escolas inclusivas nos anos iniciais do ensino fundamental

Processo: 18/08930-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2018 - 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Vanessa Regina de Oliveira Martins
Beneficiário:Vanessa Regina de Oliveira Martins
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva  Língua Brasileira de Sinais  Ensino fundamental 

Resumo

A educação inclusiva é tema relevante na contemporaneidade pelos desafios deconsolidação de um sistema educacional com equidade de oportunidades e deacessibilidade ao seu público-alvo. Ao pensar a educação de surdos aumentam-se astensões pela demanda de construção de uma educação bilíngue que se faça inclusivasem suprimir as especificidades linguístico-culturais dos alunos surdos. Com alegislação favorável para a construção de um currículo em que a instrução escolar sejadada em Libras (Língua Brasileira de Sinais), as ações e reivindicações da comunidadesurda tem ganhado visibilidade. Essa pesquisa, portanto, objetiva refletir sobre osserviços bilíngues ofertados em dois municípios no interior do Estado de São Paulo. Osdois espaços que serão observados promovem modelos diferentes de inclusão de surdosnos anos iniciais (1° ao 5° ano do ensino fundamental) e os nomeiam de práticasbilíngues em escolas inclusivas: 1) um com sala multisseriada de surdos e instrução emLibras com professor bilíngue; 2) o outro com a atuação de dois profissionais, na dupladocência, para alunos surdos e ouvintes. Espera-se analisar os ganhos e perdas em cadaprograma e ainda problematizar a perspectiva de alfabetização e letramento feita emlíngua de sinais e língua portuguesa em cada um dos contextos bilíngues. Os dadosserão analisados pelos constructos teóricos das filosofias da diferença, em MichelFoucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari, e nos Estudos Surdos, com procedimentometodológico arqueogenealógico. Espera-se que a pesquisa favoreça na construção depolíticas bilíngues para surdos no ensino fundamental I. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANA PERES DE MORAIS; VANESSA REGINA DE OLIVEIRA MARTINS. Educação bilíngue inclusiva para surdos como espaço de resistência. Pro-Posições, v. 31, p. -, 2020.

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