Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de antígenos recombinantes e da resposta imune para um novo candidato vacinal contra a raiva

Processo: 18/10538-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2018 - 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Renato Mancini Astray
Beneficiário:Renato Mancini Astray
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Elisabeth de Fatima Pires Augusto ; Helio Langoni ; Soraia Attie Calil Jorge
Assunto(s):Raiva 

Resumo

O controle da raiva tem sido um desafio global. Enquanto países em desenvolvimento continuam implantando medidas básicas da prevenção da raiva humana e animal, países em que a raiva é uma doença controlada no meio urbano buscam maneiras eficazes de combatê-la no ambiente silvestre. As vacinas disponíveis para a prevenção ou tratamento após a infecção são geralmente eficazes, porém apresentam elevado custo de produção, riscos de biossegurança e proteção efêmera, necessitando de revacinação anual. A possibilidade de se obter uma vacina recombinante contra a raiva tem orientado nossos estudos há anos. Uma preparação vacinal eficaz, que combine elevada resposta imune mediada por anticorpos neutralizantes, com um bom nível de resposta imune celular, pode levar à proposição de uma nova e mais potente vacina contra a raiva. Diversas tecnologias podem dar origem a essa preparação, sendo que as abordagens consideradas neste projeto envolvem a produção do antígeno vacinal, a glicoproteína do Lyssavírus da raiva (GPV) por células de inseto S2 ou na forma de VLP através do sistema baculovírus-Sf9. A produção da GPV por esses sistemas já possui um bom nível de conhecimento por nosso grupo. Nosso foco neste momento é a realização da caracterização da GPV purificada, segundo aspectos bioquímicos de composição e estrutura e segundo aspectos imunológicos, através da análise de epítopos e da resposta imune em camundongos. O projeto abrange também o estudo da resposta imune no contexto da adição de modernos adjuvantes às preparações vacinais. Como resultado deste projeto espera-se obter um candidato vacinal contra a raiva animal, baseado em proteína recombinante associada a adjuvante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PILATTI, LIVIA; MANCINI ASTRAY, RENATO; ROCCA, MAYRA PEREIRA; BARBOSA, FLAVIA FERREIRA; JORGE, SORAIA ATTIE CALIL; BUTLER, MICHAEL; DE FATIMA PIRES AUGUSTO, ELISABETH. Purification of rabies virus glycoprotein produced inDrosophila melanogasterS2cells: An efficient immunoaffinity method. BIOTECHNOLOGY PROGRESS, v. 36, n. 6 AUG 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.