Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação em museus e relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente

Processo: 18/13550-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2018 - 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Martha Marandino
Beneficiário:Martha Marandino
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Adriana Pugliese Netto Lamas ; Barbara Milan Martins ; Carolina Rettondini Laurini ; Cynthia Iszlaji ; Denise de Oliveira ; Glenda Jacqueline Pisetta ; Graziele Aparecida de Moraes Scalfi ; Itamar Soares Oliveira ; Jessica Norberto Rocha ; Luanna Shimada Siqueira ; Vinicius Rodrigues dos Santos
Bolsa(s) vinculada(s):19/08309-7 - Alfabetização científica, museus e formação de professores, BP.TT
Assunto(s):Educação em museus  Literacia científica 

Resumo

A educação com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS&A) busca explorar as interações entre ciência e sociedade e promover visões críticas e complexas dos processos de Alfabetização Científica (AC). Essa perspectiva vem sendo desenvolvida em ações e pesquisas na educação não formal e, em especial, nos museus de ciências. Esses espaços, que historicamente estão acostumados a apresentar uma ideia de ciência única e acabada, têm sido cada vez mais chamados a promover a relação CTS&A e, neste sentido, nos interessa entender como tais relações vêm sendo abordadas pelos museus a partir da análise em três perspectivas: i) estudo de exposições, materiais educativos produzidos pelos museus e/ou ações exercida por educadores com o público; ii) estudos de público, focalizando visitantes sozinhos ou em pequenos grupos e professores em formação; iii) desenvolvimento de ações e materiais, voltados para professores, que trabalhem as relações CTS&A em museus. A pesquisa é qualitativa e abarca instituições brasileiras e canadenses. Toma por base teórica e metodológica a pesquisa-piloto desenvolvida no Canadá, no âmbito da Bolsa Estágio Sênior de Pesquisa da CAPES realizada na Universidade de Toronto, como foco nas relações CTS&A. Para a análise, serão combinadas estratégias indutivas, como a análise convencional de conteúdo, com estratégias dedutivas, a partir da análise direta de conteúdo, tomando por base a discussão sobre CTS&A. Como um dos principais resultados propomos o fornecimento de parâmetros para o desenvolvimento de ações educativas na perspectiva CTS&A, fortalecendo o processo educativo dos museus. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PATRÍCIA DA SILVA SANTOS; ADRIANA PUGLIESE; CHARLES MORPHY D. SANTOS. A ICONOGRAFIA LINEAR DA EVOLUÇÃO NA PERSPECTIVA DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), v. 21, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.