Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel de sCD100 na infecção in vitro e in vivo por diferentes espécies de Leishmania

Resumo

As leishmanioses são doenças de caráter zoonótico causadas por protozoários do gênero Leishmania, que podem apresentar manifestações clínicas tegumentares (LT) e visceral (LV). No homem e outros hospedeiros vertebrados os parasitos infectam preferencialmente os macrófagos. Vários fatores influenciam a forma e severidade da doença, principalmente a espécie de Leishmania e a resposta imune do hospedeiro. CD100 (Sema 4D) é uma glicoproteína da família das semaforinas que tem grande importância no sistema imune. Nosso grupo mostrou que CD100 solúvel (sCD100) recombinante aumenta a infecção de macrófagos murinos por Leishmania (Leishmania) amazonensis pela interação com o receptor CD72. Mostramos o mesmo aumento para fagocitose de zimosan e infecção por Trypanosoma cruzi. Acreditamos que o mesmo ocorra com outras espécies do parasita, e por isso um dos objetivos desse projeto é avaliar o efeito de sCD100 sobre a infecção in vitro e fagocitose de Leishmania (Viannia) braziliensis e Leishmania (Leishmania) chagasi, as espécies mais frequentemente isoladas de LT e de LV no Brasil. Iremos ainda investigar os efeitos de sCD100 sobre a infecção de macrófagos humanos. Para entender os mecanismos envolvidos no aumento da infecção por Leishmania, identificaremos proteínas diferencialmente expressas em macrófagos tratados com sCD100 por análise de proteoma. Por último, para avaliar o papel de CD100 in vivo, compararemos infecções por L. (L.) amazonensis em camundongos selvagens e nocautes para CD100. Com este trabalho esperamos contribuir para o melhor entendimento dos mecanismos pelos quais CD100 aumenta a infecção do macrófago por Leishmania e do papel dessa molécula na leishmaniose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVALCANTE, TAINA; MEDEIROS, MARIANA MEDINA; MULE, SIMON NGAO; PALMISANO, GIUSEPPE; STOLF, BEATRIZ SIMONSEN. The Role of Sialic Acids in the Establishment of Infections by Pathogens, With Special Focus on Leishmania. FRONTIERS IN CELLULAR AND INFECTION MICROBIOLOGY, v. 11, MAY 13 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.