Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto do microRNA-22 na diferenciação de adipócitos marrons e no processo de browning do tecido adiposo branco

Processo: 18/10338-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2018 - 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Gabriela Placoná Diniz
Beneficiário:Gabriela Placoná Diniz
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tecido adiposo  Obesidade 

Resumo

Na última década, a prevalência de sobrepeso e obesidade aumentou em diversos países, inclusive no Brasil. O excesso de tecido adiposo branco (TAB) é considerado o principal fator de risco associado ao desenvolvimento de diversas patologias que acometem os obesos, incluindo diabetes do tipo 2, dislipidemia e doenças cardiovasculares. Uma das principais funções do TAB é armazenar energia na forma de triglicérides. Por outro lado, o tecido adiposo marrom (TAM) apresenta ações opostas às exercidas pelo TAB devido à sua elevada atividade termogênica. Estudos recentes revelaram que células do TAB podem, após determinados estímulos, adquirir características de adipócitos marrons. Este processo, descrito como "browning" do TAB, além de aumentar o consumo de energia, reduz a adiposidade e o risco de desenvolvimento de diversas doenças associadas à obesidade. Diante desse contexto, diversos grupos de pesquisa têm sugerido que a estimulação da diferenciação dos adipócitos marrons ou ativação do "browning" do TAB podem ser futuramente empregados como estratégias terapêuticas para o tratamento de patologias associadas à obesidade. Um trabalho recente do nosso laboratório demonstrou que a deleção do miRNA-22 é capaz de atenuar o ganho de TAB, prevenir o desenvolvimento da dislipidemia e aumentar o gasto energético em resposta à dieta rica em gordura (Diniz et al., 2017). Entretanto, os mecanismos pelos quais o miRNA-22 controla o aumento de TAB e o gasto energético não estão totalmente esclarecidos. Nesse sentido, o objetivo do presente projeto é caracterizar a contribuição do miRNA-22 no processo de "browning" do TAB e na diferenciação de adipócitos marrons. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, VANESSA M.; LINO, CAROLINE A.; SENGER, NATHALIA; SILVA, TABATHA DE OLIVEIRA; FONSECA, RENATA I. B.; BADER, MICHAEL; SANTOS, ROBSON A. S.; DONATO JUNIOR, JOSE; BARRETO-CHAVES, MARIA LUIZA M.; DINIZ, GABRIELA P. Angiotensin II type 2 receptor mediates high fat diet-induced cardiomyocyte hypertrophy and hypercholesterolemia. Molecular and Cellular Endocrinology, v. 498, DEC 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.