Busca avançada
Ano de início
Entree

Vidros opticamente ativos para aplicações fotônicas: síntese, caracterização e aplicação de vidros óxidos contendo quantum dots

Processo: 18/16126-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2018 - 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Danilo Manzani
Beneficiário:Danilo Manzani
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Andrea Simone Stucchi de Camargo Alvarez Bernardez ; Cleber Renato Mendonça ; Marcelo Nalin ; Sidney José Lima Ribeiro
Assunto(s):Pontos quânticos  Luminescência 

Resumo

O projeto tem como foco o estudo, síntese e caracterização de vidros teluritos e fluorofosfatos contendo quantum dots (QDs), e que possuam alto potencial para aplicações fotônicas e optoeletrônicas do visível ao infravermelho próximo. Três etapas principais serão tomadas para a execução do projeto. Na primeira, novas composições a base de vidros teluritos e fluorofosfatos serão investigados com ênfase nas propriedades estruturais, ópticas e estabilidade térmica dos materiais. A segunda etapa contemplará o estudo sistemático da nanocristalização de QDs dentro das matrizes vítreas via dois processos: (i) tratamento térmico controlado acima da Tg - estudo dos processos de nucleação e crescimento de QDs; e (ii) irradiação com laser-fs para nucleação e crescimento direto ou indireto. Assim como no controle rigoroso do processo de tratamento térmico, o qual será dependente das características estruturais e térmicas dos vidros, as propriedades ópticas e fotoluminescentes das matrizes dopadas com QDs serão extensivamente exploradas por compor o objetivo cerne do projeto. A última etapa consistirá na aplicação prática dos vidros opticamente ativos obtidos com as propriedades desejadas ajustadas (via composição química e processo de nanocristalização de QDs), na produção e caracterização de guias de ondas planares via microfabricação por irradiação com laser-fs. Neste contexto, o projeto abre uma nova frente de investigação na área de materiais vítreos, ainda minimamente explorada no país, através da síntese e investigação de vidros óxidos contendo quantum dots semicondutores para aplicações práticas em óptica e fotônica, como materiais fotoluminescentes, emissores de luz, amplificadores ópticos, guias de ondas planares ativos. Este projeto está vinculado ao CeRTEV-UFSCar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANZANI, DANILO; SOUZA JUNIOR, JOAO B.; REYNA, ALBERT S.; SILVA NETO, MANOEL L.; BAUTISTA, JESSICA E. Q.; RIBEIRO, SIDNEY J. L.; DE ARAUJO, CID B. Phosphotellurite glass and glass-ceramics with high TeO2 contents: thermal, structural and optical properties. DALTON TRANSACTIONS, v. 48, n. 18, p. 6261-6272, MAY 14 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.