Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização óptica no infravermelho próximo de amostras altamente espalhadoras

Processo: 17/25923-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2018 - 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luciano Bachmann
Beneficiário:Luciano Bachmann
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Rinaldo Roberto de Jesus Guirro ; Theo Zeferino Pavan
Assunto(s):Fototerapia 

Resumo

Determinar as propriedades ópticas dos tecidos biológicos é fundamental para pesquisas em fototerapia clínica. A ausência dos coeficientes de absorção e espalhamento, ou do comprimento de penetração óptico da radiação é um dos complicadores para garantir a correta dosimetria de sistemas ópticos na clínica. A solução é empregar metodologias que possam determinar estes parâmetros de forma acurada e preferencialmente in vivo de forma não invasiva. O objetivo do projeto é determinar as propriedades ópticas de amostras altamente espalhadoras na região espectral do infravermelho próximo, incluindo espectroradiometria das fontes, espectroscopia de reflexão e transmissão difusa com a determinação dos coeficientes de absorção e espalhamento de phantoms ópticos, phantoms opto-acústicos, esmalte, dentina e pele. Serão empregados laser sintonizável e lâmpadas halógenas. O processamento numérico será realizado com o algoritmo IAD (Inverse Adding-Doubling). Entre os resultados esperados do projeto se dá destaque para o desenvolvimento de um sistema composto por uma esfera integradora para aplicações in vivo e de forma não invasiva. Para garantir a validade deste sistema se necessita obter valores de referência para os coeficientes de absorção e espalhamento, os quais serão obtidos no projeto a partir de phantoms, in vitro, mensurados por um sistema com duas esferas integradoras e excitação laser. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KREVE, SIMONE; OLIVEIRA, VIVIANE C.; BACHMANN, LUCIANO; ALVES, OSWALDO L.; DOS REIS, ANDREA C. Influence of AgVO3 incorporation on antimicrobial properties, hardness, roughness and adhesion of a soft denture liner. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, AUG 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.