Auxílio à pesquisa 18/17261-5 - Carga parasitária, Cães - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

miRNA 21 e miRNA148a na regulação da reposta imunológica de leucócitos esplênicos na Leishmaniose Visceral Canina

Processo: 18/17261-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Valéria Marçal Felix de Lima
Beneficiário:Valéria Marçal Felix de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Flavia Lombardi Lopes
Assunto(s):Carga parasitária  Cães  Leishmaniose visceral  Interleucina-10 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cão | Carga parasitária | Il-10 | Leishmaniose visceral | T1 | Imunologia

Resumo

A Leishmaniose Visceral (LV) no homem é uma doença crônica e frequentemente fatal se não tratada. Segundo a Secretária de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, a doença está em expansão com alta taxa de mortalidade, sendo que a região de Araçatuba concentra grande número de casos no estado. A Leishmaniose Visceral Canina (LVC) constitui um grave problema de Saúde Pública, pois os animais infectados são potentes transmissores do parasito para humanos pelo vetor flebotomínio, e a doença canina é mais prevalente que a doença humana e normalmente os casos caninos precedem os casos humanos. O cão é, portanto, um alvo importante nas medidas de controle. A progressão da infecção canina é acompanhada por falha na imunidade celular com redução de linfócitos circulantes e citocinas que suprimem a função dos macrófagos. A função da célula T na indução da resposta celular é determinante para a eliminação do parasita no interior dos macrófagos. Embora a supressão imunológica já esteja caracterizada, os fatores determinantes são pouco conhecidos. Na última década estudos mostraram que a regulação da função efetora dos macrófagos e células T parece depender de miRNAs. Existem muitas evidências da função dos miRNAs na regulação da expressão de proteínas que são fundamentais para o desenvolvimento, função e diferenciação de vários tipos celulares do sistema imunológico. O miRNA 21e e miRNA 148a tem sua expressão aumentada em leucócitos esplênicos de cães com LV e possui como alvo diversas proteínas relacionadas à resposta imune. Serão utilizadas ferramentas moleculares para aumentar ou diminuir miR21 e miR 148a e a expressão das proteínas alvos para esses miRNAs será avaliada: FAS, FASL, TNF, CD69, CCR7, IL-12 e TGF-beta, CD80 e iNOS. Nossos resultados irão melhorar a nossa compreensão da patogênese da LV no hospedeiro, e como tal, revelar novos caminhos que possam constituir alvos terapêuticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAGATO, JAQUELINE POLETO; REBECH, GABRIELA TORRES; DE FREITAS, JESSICA HENRIQUE; DOS SANTOS, MARILENE OLIVEIRA; COSTA, SIDNEI FERRO; EUGENIO, FLAVIA DE REZENDE; PATTO DOS SANTOS, PAULO SERGIO; FELIX DE LIMA, VALERIA MARCAL. miRNA-21 regulates CD69 and IL-10 expression in canine leishmaniasis. PLoS One, v. 17, n. 3, p. 15-pg., . (18/16239-6, 18/17261-5)
REBECH, GABRIELA TORRES; BRAGATO, JAQUELINE POLETO; COSTA, SIDNEI FERRO; DE FREITAS, JESSICA HENRIQUE; DOS SANTOS, MARILENE OLIVEIRA; SOARES, MATHEUS FUJIMURA; EUGENIO, FLAVIA DE REZENDE; DOS SANTOS, PAULO SERGIO PATTO; DE LIMA, VALERIA MARCAL FELIX. miR-148a regulation interferes in inflammatory cytokine and parasitic load in canine leishmaniasis. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 17, n. 1, p. 19-pg., . (18/17261-5, 18/16239-6, 21/07283-4, 19/04240-2)
DE FREITAS, JESSICA HENRIQUE; BRAGATO, JAQUELINE POLETO; REBECH, GABRIELA TORRES; COSTA, SIDNEI FERRO; DOS SANTOS, MARILENE OLIVEIRA; SOARES, MATHEUS FUJIMURA; EUGENIO, FLAVIA DE REZENDE; DOS SANTOS, PAULO SERGIO PATTO; DE LIMA, VALERIA MARCAL FELIX. MicroRNA-21 and microRNA-148a affects PTEN, NO and ROS in canine leishmaniasis. FRONTIERS IN GENETICS, v. 14, p. 12-pg., . (18/17261-5, 21/07283-4)