Busca avançada
Ano de início
Entree

Conhecimento interpretativo do professor e futuro professor de matemática no âmbito da geometria - algumas discussões e reflexões sobre as suas especificidades

Processo: 17/19448-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 26 de novembro de 2018 - 03 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Carlos Miguel da Silva Ribeiro
Beneficiário:Carlos Miguel da Silva Ribeiro
Pesquisador visitante: Maria Mellone
Inst. do pesquisador visitante: Università degli Studi di Napoli Frederico II (UNINA), Itália
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Assunto(s):Geometria  Educação infantil  Educação matemática 

Resumo

A oportunidade de uma discussão e crítica externa é algo essencial para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, e formação, que se pretende tenham impacto na respetiva área tanto nacional quanto internacional - sendo este impacto uma das formas de averiguar também a qualidade da pesquisa que se realiza. Nesse sentido, a visita da professora Maria Mellone, professor associada do Dipartamento di matemática e applicazioni "R. Caccioppoli" da Università degli studio di Napoli Federico II, é entendida como uma mais valia tanto no escopo dos projetos de pesquisa associados como de forma mais ampla para a pesquisa no âmbito da Educação (Matemática e Ciências) que se venha a realizar. Durante esta visita será possível discutir, mais detalhadamente, aspetos teóricos e metodológicos envolvidos nos projetos de pesquisa, tendo também o intuito de discutir possíveis projetos de pesquisa futuros envolvendo ambas as instituições. A visita permitirá também discutir alguns dos aspetos de um trabalho de doutorado de uma aluna do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - UNICAMP, que a Prof. Dra. Maria Mellone co-orienta. Para além desse papel importante nas discussões em torno dos trabalhos atuais e futuros dos projetos de pesquisa associados, a ampla experiência no âmbito da pesquisa e da formação, a sua visão ampla de uma multiplicidade de contextos de formação, e a inserção internacional da professora Mellone potencializam também discussões no âmbito da formação inicial de professores e formas que as permitam melhorar. (AU)