Busca avançada
Ano de início
Entree

Mulheres Fotógrafas/Mulheres Fotografadas: Fotografia e Gênero na América Latina

Processo: 18/17558-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Vigência: 01 de dezembro de 2018 - 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Helouise Lima Costa
Beneficiário:Helouise Lima Costa
Instituição-sede: Museu de Arte Contemporânea (MAC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte  História da fotografia  Fotografia  Gêneros (grupos sociais)  Fotógrafos  Mulheres  Livros  Publicações de divulgação científica 

Resumo

Tanto a atuação feminina no meio fotográfico, quanto o olhar da fotografia sobre a mulher, são temas que começaram a ganhar maior acolhida, como objetos acadêmicos, somente na última década em alguns países. No Brasil, estudos nesse campo ainda são raros. O I Seminário Internacional Histórias da Fotografia: Mulheres Fotógrafas / Mulheres Fotografadas. Fotografia e gênero na América Latina, realizado no MAC USP em setembro/outubro de 2017, buscou reunir acadêmicos que têm se debruçado sobre estes temas. Este livro, ao trazer os textos dos pesquisadores participantes deste evento, tem o objetivo de contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre a questão de gênero na produção e/ou recepção de imagens fotográficas. Os textos aqui presentes estabelecem um diálogo interdisciplinar entre pesquisadores de diferentes países, visando o compartilhamento de conteúdos que permitam ampliar o repertório de referências sobre a atuação de mulheres fotógrafas, bem como da representação fotográfica do feminino, a partir de diversos estudos de caso. Eles criam, assim, condições para uma melhor compreensão do papel das mulheres na constituição de um campo profissional e artístico para a fotografia na América Latina. Mais do que simplesmente revelar fotógrafas desconhecidas ou aspectos curiosos de suas biografias, trata-se de questionar os motivos que levaram esse segmento da sociedade a ter uma menor visibilidade nas narrativas hegemônicas da história da fotografia. O presente livro está dividido em duas partes. A primeira é composta pelos textos dos pesquisadores convidados que compuseram as mesas do seminário Mulheres Fotógrafas / Mulheres Fotografadas. A segunda reúne os textos enviados pelos selecionados por meio da convocatória aberta para pesquisadores do Brasil e do exterior.A primeira parte é formada por quatro sessões temáticas. A primeira sessão traz reflexões sobre as possíveis aproximações entre cultura visual e cultura política que tangenciam os trabalhos de algumas fotógrafas, com textos de Erika Zerwes, Ana Maria Mauad e Deborah Dorotinsky. A segunda sessão reúne estudos que tratam da fotografia de mulheres e também produzida por mulheres enquanto ofício, com textos de Lilia Schwarcz e Gonzalo Leiva. A terceira sessão trata da fotografia sob as perspectivas de gênero na contemporaneidade por meio dos textos de Tadeu Chiarelli, Paola Cortés-Rocca e Luana Saturnino Tvardovskas. Já a quarta sessão aborda as inter-relações entre fotografia e gênero em suas diferentes formas de circulação, com os textos de Andrea Cuarterolo, Carolina Amaral de Aguiar e Eduardo Costa.A segunda parte do livro é dividida em cinco sessões temáticas. Na primeira, os textos de Georgina Gluzman e Marcos Fabris refletem sobre mulheres fotógrafas atuantes em Buenos Aires. Na segunda, Alexandre Bispo, Amélia Siegel Corrêa, Lena Schäffler, Danielle Stewart e Ricardo Mendes tratam de alguns aspectos das relações entre mulheres e fotografia em São Paulo na segunda metade do século XX. Na terceira, Monica Zarattini e Adriana Felden se voltam para mulheres fotógrafas do México e do Brasil. Na quarta, Kátia Hallak Lombardi, María Fernanda Piderit, Sophie-Charlotte Opitz e Carolina Martins Etcheverry abordam gênero e fotografia contemporânea no Brasil, Chile e Argentina. Por fim, na última sessão, Jacqueline Witkowski, Talita Trizoli, Larissa Camnev e Nadiesda Dimambro exploram aspectos do trabalho de fotógrafas engajadas em questões que tangenciam o feminismo.As discussões interdisciplinares aqui sugeridas pretendem fazer avançar as reflexões existentes acerca do tema maior do gênero na fotografia latino-americana. Com a publicação das versões escritas das apresentações do seminário, essas discussões ganham perenidade. A publicação do presente livro busca, portanto, atender não apenas à comunidade acadêmica mas também ao público interessado em geral, disponibilizando uma bibliografia especializada e, ao mesmo tempo, bastante acessível. (AU)