Busca avançada
Ano de início
Entree

Liberação intravaginal de uma nanomeulsão contendo fração de Syngonanthus nitens aplicado ao tratamento da candidíase vulvovaginal

Processo: 18/21626-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de dezembro de 2018 - 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Taís Maria Bauab
Beneficiário:Taís Maria Bauab
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Candidíase vulvovaginal  Capim dourado  Nanoemulsão 

Resumo

Neste estudo, avaliou-se a composição química de uma fração do extrato de Syngonanthus nitens e seu potencial antimicrobiano não incorporado (Fr3) e incorporado (F9Fr3) em uma nanoemulsão (F9) composta de colesterol como fase oleosa (10%), polioxietileno 20- éter cetílico e fosfatidilcolina de soja (2: 1) como surfactante (20%) e uma solução de tampão fosfato (pH 7,4) e dispersão de quitosana (0,25%) como fase aquosa (70%) para uso no tratamento da CVV. Procedimentos fitoquímicos mostraram que a Fr3 é rica em luteolina, a qual é responsável pela atividade antimicrobiana. O desenvolvimento de F9 mostrou parâmetros satisfatórios para uso no tratamento da candidíase vulvovaginal (CVV), uma vez que F9 demonstrou comportamento pseudoplástico, elástico e propriedades adesivas em mucosa vaginal. Além disso, observamos melhora no potencial antimicrobiano de Fr3 em céluas planctônicas e biofilme após incorporação em F9. Fr3 e F9Fr3 apresentaram parâmetros satisfatórios relacionados a perfis tóxicos em linhagens celulares e em modelo de toxicidade aguda por Artemia salina. O ensaio in vivo de CVV mostrou que a F9Fr3 foi mais ativa do que a Fr3 no tratamento. Em conclusão, este trabalho mostrou que uma fração rica em luteolina pode ser usada como antimicrobiano para o tratamento de infecções vaginais e que o uso de sistemas lipídicos nanoestruturados foi um fator importante na eficácia biológica do Fr3, especialmente no tratamento da CVV aguda. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS RAMOS, MATHEUS APARECIDO; DA SILVA, PATRICIA BENTO; DE TOLEDO, LUCIANI GASPAR; ODA, FERNANDO BOMBARDA; DA SILVA, ISABEL CRISTIANE; DOS SANTOS, LOURDES CAMPANER; DOS SANTOS, ANDRE GONZAGA; GOTTARDO DE ALMEIDA, MARGARETE TERESA; PAVAN, FERNANDO ROGERIO; CHORILLI, MARIUS; BAUAB, THIS MARIA. Intravaginal Delivery of Syngonanthus nitens (Bong.) Ruhland Fraction Based on a Nanoemulsion System Applied to Vulvovaginal Candidiasis Treatment. JOURNAL OF BIOMEDICAL NANOTECHNOLOGY, v. 15, n. 5, p. 1072-1089, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.